Fundada por antigos colaboradores da equipa do Instagram, a Retro é uma nova rede social que ambiciona ser uma espécie de álbum de fotos e vídeos só para amigos e família. O foco está na partilha de momentos que tenham um significado real para si e que gostaria de recordar num futuro próximo com as pessoas que mais importam.
Ao contrário de outras redes sociais, nesta não encontrará funcionalidades para captar fotografias mais espontâneas, muito menos ferramentas de edição de imagem. Ao fim do dia, ou no final de cada semana, a Retro incentiva-o a percorrer a galeria do seu smartphone em busca de pequenos e grandes momentos que queira partilhar. Todas as fotos e vídeos são depois apresentadas a quem o segue como um álbum.
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Na Retro não há muito espaço para se esconder e bisbilhotar secretamente o que outras pessoas publicam. Para ver as publicações de quem segue terá mesmo de partilhar os momentos que marcaram o seu dia ou semana. Além disso, o número de gostos nas suas publicações não é partilhado com quem o segue, sendo esta uma lista igualmente privada.
Na Retro, apenas as quatro semanas mais recentes são visíveis para os seguidores. Mas, se desejar, pode dar aos amigos mais chegados ou a certos membros da família uma chave que permite recordar publicações antigas. De acordo com os criadores, a app diferencia-se também de outras redes sociais por não incluir “distrações” que acabam por impactar negativamente a experiência de ligação com outras pessoas.
A Retro é gratuita e, de momento, está apenas disponível para iOS, a partir da App Store. Há uma versão para Android em desenvolvimento e pode já juntar-se à lista de espera através do website da Retro.
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