Os Apple Vision Pro estão prestes a chegar ao mercado e com eles, aparentemente menos aplicações “fora da caixa” do que seria de esperar, para o lançamento de um novo produto da Apple. Mas ainda assim, há várias novidades para quem puder estar entre os primeiros a adquirir o headset da Apple, que chega às lojas americanas por 3.499 dólares.

O Zoom é uma das marcas que avança já na estreia do sistema de realidade estendida com uma nova app e novas funcionalidades para explorar aquilo que a tecnologia tem para oferecer. A aplicação de videoconferências acessível através da nova plataforma da Apple vai suportar a funcionalidade Vision Pro Persona. O que é que isto significa? Se tiver de participar numa reunião do escritório sem possibilidade de usar câmara pode fazer-se representar por um avatar, que imita as suas expressões e reações.

A Persona é uma funcionalidade dos Vision Pro, que também vai estar disponível com o FaceTime e que a Microsoft (Teams) e a Cisco (Webex), segundo a Apple, também estão a integrar nas respetivas apps para o VisionOS. Quando é suportada pelas aplicações, basta que o utilizador a ative (depois de a configurar) para que os interlocutores naquela conversa de vídeo passem a ver as suas expressões faciais e movimento das mãos, representados no seu avatar.

Em comunicado, o Zoom explica que a aplicação vai ainda permitir que cada utilizador ajuste o seu avatar para o tamanho adequado, de forma a poder tornar mais realista a interação num mesmo espaço com outros participantes.

A nova aplicação Zoom para Vision Pro fica disponível já a 2 de fevereiro. Ao longo do ano será atualizada com mais novidades. Ainda na primavera, quem utiliza os Vision Pro vai passar a poder partilhar ficheiros com objetos 3D. Aqui a novidade não é a partilha no sentido de envio, mas no sentido de visualização em conjunto num mesmo virtual.

A funcionalidade Team Chat também será integrada na app para VisionOS, assim como uma funcionalidade que vai permitir escolher até cinco participantes numa reunião, em qualquer espaço virtual, removendo o cenário de fundo associado a cada um. Vai servir para criar um ambiente de maior proximidade, diz o Zoom.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.