Transcrição, resumos, tradução de sites e tradução por voz são algumas das ferramentas que a Samsung vai disponibilizar em português de Portugal até final do ano, juntando a língua ao pacote de idiomas que estão atualmente disponíveis. Para desenvolver este "pacote linguístico" a empresa tem uma equipa em Portugal a treinar o modelo e ajustar as respostas que a Inteligência Artificial vai dar nas ferramentas de IA integradas no Galaxy AI.

"Já escolhemos a voz masculina e feminina e temos cerca de 10 pessoas a trabalhar no treino do modelo de dados para as expressões de português de Portugal", explicou Sérgio Silva em declarações ao SAPO TEK.

O gestor de produto de telemóveis premium da Samsung Portugal diz que tudo o que funciona com inglês, e atualmente com português do Brasil, vai estar disponível em português de Portugal até final do ano, e que o "language pack" vai estar disponível para download em todos os smartphones que suportam Galaxy AI, ou seja nos Galaxy S a partir do S22 e no Galaxy Z Fold a partir da versão 4, o mesmo para o Z Flip.

Vai estar tudo compilado num ficheiro que depois os utilizadores podem descarregar e instalar, ativando a opção nas configurações do sistema dos seus smartphones, funcionando depois de forma transparente.

Para já, o sistema operativo suporta 15 línguas e esta é uma adição que Sérgio Silva considera importante. "Claramente em qualquer sistema o utilizador quer ter a informação na sua língua, não devia necessitar de conhecer outras línguas, ou não usar a língua materna, para ter acesso ao máximo das funcionalidades possível, com todo o conforto, sem necessidade de esforço adicional", explica. "É benéfico para nós mas fundamentalmente para o utilizador que não tem de fazer sacrifícios nem abdicar de nada".

Veja o vídeo das funcionalidades do Galaxy AI

As funcionalidades de Inteligência Artificial são um elemento chave da estratégia da Samsung com os Galaxy S24 e a empresa alargou o suporte destas ferramentas a modelos anteriores, como o Galaxy S23 e S22, e ainda os dobráveis Z Fold 4 e 5, e Z Flip 4 e 5, embora com algumas limitações do hardware, que ainda não integrava os novos processadores neuronais (NPUs).

Na base estão modelos de IA generativa, como o Samsung Gauss, desenvolvido internamente pela empresa coreana, e os modelos da Google, em especial o Gemini. O potencial da inteligência artificial faz-se sentir nas funcionalidades que a Samsung adicionou aos smartphones, com a edição de imagem, as transcrições e traduções de conversas ou a pesquisa de informação com o circle to search, desenvolvido com a GoogleBasta apontar a câmara e fazer um círculo à volta da imagem, ou do texto, para avançar com a pesquisa da informação no motor de busca da Google. E a ferramenta pode ser iniciada a partir de qualquer aplicação no S24, e também no Pixel 8 a partir do final de janeiro.

Nas chamadas há a tradução direta de conversas, com a transcrição, e nas páginas web a tradução e sumário automático da informação. São precisos poucos segundos para conseguir traduzir para português uma página noutra língua, ou organizar informação de notas de uma reunião com o assistente de notas.

Veja as imagens do Galaxy S24, o primeiro modelo a ser vendido com Galaxy AI

Na próxima semana está marcado mais um Unpacked, onde se espera o lançamento dos novos dobráveis Z Fold6 e Z Flip6 onde certamente as ferramentas de inteligência artificial se vão voltar a destacar.