Mais tempo em casa e menos idas aos restaurantes e supermercados pode ser equivalente a menor variedade de refeições, sobretudo para quem não tem muita apetência culinária. Foi a pensar na melhoria do planeamento alimentar e de uma rotina equilibrada que quatro alunos de engenharia da Universidade Nova desenvolveram a SaveCook, uma app que pretende ajudar a poupar tempo e dinheiro.

Na appp é possível ter acesso a várias receitas, partilhar ideias e criar novas refeições, assim como um plano semanal, construindo a partir dai uma lista de compras.

"A SaveCook foi um projeto que que surgiu na quarentena e foi inteiramente desenvolvido à distância", adiantou João Veloso, um dos membros da equipa, ao SAPO TEK. "Queríamos otimizar as idas ao supermercado, tentar diminuir os artigos em falta e, ao mesmo tempo, poupar sempre que possível", explica, referindo que dois dos membros da equipa já tinham experiência anterior no desenvolvimento de aplicações para a faculdade.

À semelhança de outras aplicações, com a escolha de receitas é gerado uma lista de compras, com a indicação de onde é possível adquirir os produtos mais baratos. E foi aqui que surgiram algumas das principais dificuldades identificadas pela equipa, não só com a obtenção mas sobretudo com a atualização dos preços.

"Com a pandemia, muitas superfícies investiram no digital e como consequências passou a existir mais informação disponível. A principal dificuldade foi automatizar o processo de obtenção dos preços dos websites dessas superfícies e compará-los. Esse processo nem sempre é linear, porque um mesmo artigo pode ter diferentes quantidades/medidas em diferentes lojas", justifica João Veloso.

A app pode ser obtida a partir do site da SaveCook  ou diretamente da loja Google Play para Android e App store para iOS. O download é gratuito.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.