Nas sugestões de aplicações para esta semana volta a haver um pouco de tudo e para diferentes sistemas operativos, mas a tónica é sempre a mesma: dar uma nova vida, novas funcionalidades e novas razões para usar o smartphone.

Ao longo da semana destacámos uma aplicação que permite contornar algumas regras do Instagram, mas sem cometer ilegalidades claro. Não podiam ficar de fora as mais recentes novidades do Snapchat, uma das redes sociais do momento, assim como um jogo para matar aqueles tempos mortos.

Outra aplicação em destaque é aquela que lhe permite poupar dinheiro - a valer - quando está a usar o telemóvel em tarifas roaming. O Parlamento Europeu já aprovou o fim das taxas, mas até lá ainda se podem perder muitos euros.

Há mais para descobrir. Só precisa de navegar pelas próximas páginas.



InstaSnoop: uma app para “vigiar” perfis sem correr o risco de carregar no gosto por engano
Já lhe aconteceu dar dois toques numa foto do Instagram e de repente ter um “coração vermelho” com a sua assinatura chapada sem que fosse sua intenção? Com a InstaSnoop pode bisbilhotar à vontade que isso não acontece.

Está a navegar pelo Instagram fora e não resiste a espreitar a conta da ex-namorada, ou melhor ainda, do atual namorado da ex-namorada. Na passagem entre as inúmeras fotos, tiradas na praia ou no ginásio, já vai a umas boas semanas de distância daquilo que seria desejável para dizer que “andava só a descobrir pessoas” e, de repente, repara que gostou sem querer de uma delas.

É certo que tem sempre a hipótese de retirar o gosto, mas entretanto o namorado da ex-namorada já recebeu a notificação. E até é muito provável que a ex-namorada também já saiba… Resumidamente, a proposta da InstaSnoop é livrá-lo de tal vergonha, poupando-o de eliminar a sua conta ou de emigrar para a China, oferecendo-lhe navegação sem corações para clicar.

Além de livrá-lo de gostos acidentais, a aplicação permite o zoom de fotos – para poder analisar as imagens ao pormenor –, assim como criar uma “snoop list”: uma lista das pessoas que quer seguir, sem seguir efetivamente, ou seja, para espreitar sem que ninguém saiba.

Falta dizer que a InstaSnoop é gratuita, mas só está disponível para iOS.

Veja a próxima aplicação

 

O roaming ainda não acabou. Controle o consumo de dados no smartphone
De Estrasburgo chegaram esta terça-feira boas notícias para quem viaja com frequência dentro da União Europeia. As tarifas de roaming vão mesmo acabar, mas até lá é melhor monitorizar bem os gastos sempre que cruzar fronteiras.

Todos os sistemas operativos móveis já dão uma ajuda na monitorização dos dados que vamos gastando sempre que usamos a Internet no telemóvel, mas para quem prefere soluções mais precisas e com informação detalhada também há aplicações.

É o caso da 3G Watchdog, que ao contrário do que o nome indica não ajuda apenas a monitorizar o consumo de dados em redes 3G, também o faz se o utilizador estiver ligado a uma rede 4G ou via Wi-Fi.

Se já se excedeu no plafond de dados do seu tarifário móvel, usando a Internet à vontade com aplicações que não precisava assim tanto, para ficar privado de ligação quando fazia mesmo falta e não quer repetir a experiência, esta ferramenta pode ser útil.

Permite monitorizar ao detalhe o consumo de dados, receber alertas e tornar mais fácil a gestão desta informação através de widgets. A app está disponível para download gratuito no Google Play. Também tem uma versão Pro que é mais completa na monitorização de consumos e que custa 2,69€.

Veja a próxima aplicação


Vídeos do Snapchat em slow motion e com direito a rewind e a fast forward
Os jovens e menos jovens fãs do Snapchat já têm com que se entreter nos próximos dias: a aplicação de messaging acaba de adicionar um novo conjunto de filtros denominado “Speed Modifiers”para os snaps em vídeo.

Na prática o que os filtros permitem fazer é adicionar efeitos de slow motion, fast-forward ou rewind às filmagens feitas, ou seja pôr um vídeo em câmara lenta ou a avançar rapidamente para a frente e para trás.

A atualização foi disponibilizada para dispositivos iOS e dispositivos Android e já pode ser descarregada a partir das respetivas lojas.

Ainda há cerca de um mês a aplicação de partilha de mensagens de consumo imediato tinha ganho novas funcionalidades, entre elas os populares filtros animados Lenses.

 

Veja a próxima aplicação

Pesadelos das Profundezas 3: Uma app para se preparar para o Halloween
São muitas as aplicações que se estão a preparar para o Dia das Bruxas, com decorações, máscaras e aventuras especiais. A aventura Pesadelos das Profundezas 3: Davy Jones pode ser um bom início para os próximos dias.

A aplicação é a terceira de uma série que aposta numa aventura ligada à figura histórica de Davy Jones, o mítico pirata que fez um pacto com demónios dos mares e que tinha a capacidade para transformar os marinheiros em mortos-vivos.

Nesta app a heroina tem de enfrentar o pirata para salvar a filha, mas pelo meio tem de enfrentar a bruxa vodu na ilha amaldiçoada e desvendar mistérios com piratas e alquimistas.

A aplicação pode ser descarregada para Windows Phone de forma gratuita a partir da loja do Windows, mas para desbloquear a aventura completa terá de pagar.

Veja a próxima aplicação

 

Google Photos agora tem “borracha” para apagar pessoas
Há alturas da vida em que preferimos esquecer que determinadas pessoas existem e ter aplicações de “regresso o passado” que nos lembram o contrário todos os dias é… complicado. O Google sabe disso e criou uma opção que pode funcionar como “borracha” no Photos.

 

A mais recente atualização para Android traz uma opção de pesquisa facial que permite encontrar fotos com determinadas pessoas ou tiradas em determinado local.

A partir do conjunto de imagens mostradas basta clicar no rosto da pessoa ou das pessoas que não lhe está a apetece ver à frente nos próximos tempos, carregar no botão “Hide” e confirmar a ação.

A partir deste momento as fotografias com essas pessoas continuam guardadas no serviço, mas deixam de aparecer, nomeadamente na seleção mostrada com a opção “Rediscover this Day”.

E pode sempre reverter as configurações, um dia que ver a tal pessoa já não lhe faça diferença.

As novas funcionalidades estão disponíveis para Android, mas prometem chegar em breve para iOS e Windows.

Veja a próxima aplicação

 

Cuckuu: acordar com o alarme do telemóvel nunca mais será aborrecido
Há uma aplicação móvel que pode tornar muito mais animados e colaborativos os lembretes e alarmes que fixar no smartphone. Chama-se Cuckuu e é de uma startup portuguesa.

São 7 horas e o alarme vai tocar para mais um dia que começa antes de estar psicologicamente preparado para sair da cama e ver a luz do dia. Nada pode mudar isso: se se levantar mais tarde atrasa-se e mais minuto menos minuto terá mesmo de conviver com a claridade, porque não estamos na Islândia.

Dadas as más notícias, vale a pena saber que pode procurar uma motivação extra para começar o dia de bom humor. Essa é uma das possibilidades se usar a Cuckuu, uma aplicação com versões para iOS e Android, que permite fixar alarmas e lembretes e partilhá-los, juntar fotos ou vídeos a cada nota e interagir diretamente com os amigos. 
Se partilha com amigos a hora de acordar, se está a organizar um jantar lá em casa na próxima semana, ou uma ida coletiva a um concerto, podem ser bons pretextos para experimentar a aplicação, onde que também lhe permite desafiar amigos. O mais rápido a desligar alarmes ganha mais pontos. 
A Cuckuu é uma das aplicações criadas em Portugal, que na próxima semana sob ao palco no Web Summit para se apresentar a uma plateia recheada de investidores e empreendedores.