São seis as aplicações portuguesas que estão a concurso no European AppCup, uma competição de aplicações para Windows 8 e Windows Phone promovido pela Microsoft. As apps finalistas vão ser conhecidas na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, estando já a ser avaliadas pelos jurados.

São três os critérios que vão ser avaliados: a inovação e originalidade da aplicação, a experiência de utilização com base no Windows e a oportunidade de mercado do software.

De Portugal são cinco os grupos que tentam a sorte entre dezenas de submissões por toda a Europa, sendo que um deles submeteu duas aplicações. A prova divide-se em duas categorias, uma ligada ao segmento empresarial (B2B) e outro mais virado para o utilizador final (B2C).

Os 12 finalistas selecionados vão depois ao IAMCP/BizSpark Summit que vai decorrer em Bruxelas entre os dias 4 e 6 de março. Aí todos terão a oportunidade de fazer uma apresentação, um último esforço para tentar arrecadar a distinção de melhor aplicação europeia do ano.
O TeK dá-lhe agora a conhecer as empresas e as aplicações made in Portugal que vão lutar por um lugar na final.

CaveDigital | Board Meeting

Tal como o nome deixa antever, é uma aplicação destinada ao segmento empresarial que funciona como um planificador de reuniões entre executivos.

Através de uma linha de tempo é possível ver em que dias vai haver reuniões e quantos encontros estão marcados para essa data. É ainda possível segmentar os tipos de reuniões por categoria, criar propostas de reuniões com anexos e imagens ilustrativas.

A aplicação gratuita disponível para Windows 8 tem integração com o Skype, pelo que é possível contactar diretamente outros elementos que estejam associados a uma determinada reunião.

Garante a CaveDigital que a Board Meeting garante agilidade e maior gestão nos encontros entre executivos, além de dispensar o uso de papel. Como "extra" existe ainda um modo offline que permite pré-carregar toda a informação para a ter disponível quando não há ligação à Internet.

IT People | Serviço Educativo

A aplicação da empresa portuguesa funciona como um catálogo de locais considerados como serviços educativos - museus, pontos de interesse cultural e serviços de localização como um jardim zoológico.

O Serviço Educativo está disponível para Windows Phone e para Android, estando prometida para breve uma versão para iOS. A aplicação funciona à base da localização por GPS, mostrando os pontos de interesse com base na posição do utilizador.

A IT People aceita também sugestões dos utilizadores de novos locais educativos para que o conteúdo da aplicação possa estar constantemente a ser reforçado.

Primavera | Elevation Mobile

A aplicação da Primavera é mais "fechada" já que se destina a todos os que têm subscrito outros serviços da empresa. O Elevation Mobile é a representação do conceito de "empresa no bolso", já que permite aos colaboradores de uma entidade ter acesso aos mais variados dados sobre o negócio.

Através de um interface maioritariamente dominado por gráficos de análise simples, são possíveis tomadas de decisão rápidas e on the go. Aprovação de documentos e monitorização da evolução das vendas são outras das funcionalidades que estão garantidas no software.

Há ainda uma secção de informação onde os vários clientes podem ter acesso a notícias de outros subscritores das soluções Primavera.

A Elevation Mobile está disponível para Windows Phone, iOS e Android.

Massive Hamster Studios | Switch

Num registo mais descontraído os Massive Hamster Studios submeteram a concurso um jogo de plataformas, descomplicado e que se destina tanto aos gamers casuais como aos mais dedicados.

Em Switch o utilizador incorpora um mágico a quem o coelho foi roubado - o Lucky. O objetivo é percorrer cinco mundos diferentes e cerca de 150 níveis gratuitos para recuperar o parceiro de muitas horas de magia. Escusado será dizer que à medida que a aventura vai avançando, tudo se torna mais difícil.

O jogo destaca-se pelo aspeto minimalista e sombrio e por uma mecânica de jogo que muitas vezes se baseia no "ricochete". Disponível de forma gratuita para Windows Phone e para Android, está também prevista uma versão para iOS.

ImaginationOverflow | Pages Manager

A ImaginationOverflow é um grupo constituído por jovens portugueses que se têm dedicado sobretudo ao desenvolvimento de aplicações para o ecossistema Windows.

O Pages Manager foi submetido duas vezes, uma na forma de aplicação para Windows Phone e outra para o Windows 8. As apps são uma versão não oficial da aplicação de gestão de páginas que existe do Facebook para outros sistemas operativos móveis.

Aí os utilizadores podem controlar as publicações já feitas, agendar partilhas, controlar o alcance das publicações - tudo muito à volta da parte empresarial do Facebook e sem grande margem de distração. A aplicação é ideal para os que são gestores de páginas na plataforma e gostam de manter a vida privada separada dos cargos mais "oficiais".

A Pages Manager está neste momento a ser revista e vai receber um novo design nos próximos tempos.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.