Nas últimas horas o Instagram esteve com vários problemas, que aparentemente já foram corrigidos, pelo menos para a maior parte dos utilizadores. Segundo relatos, muitos utilizadores identificaram falhas no carregamento do feed de publicações da aplicação, que deixou de exibir conteúdo normalmente. Outros reportaram que não conseguiam aceder aos conteúdos, recebendo mensagens a indicar que não estavam autenticados, que as publicações na sua conta tinham imagens em branco, ou que o serviço exibia mensagens de Bem-vindo ao Instagram, como se estivessem a estrear uma conta.

Os problemas começaram a ser detetados na quinta-feira à tarde e prolongaram-se para o início da noite, como é possível perceber pelos dados registados no site Downdetector, onde os utilizadores podem assinalar falhas, sempre que encontram dificuldades na utilização de um serviço online.

Os dados reportados no gráfico, mostram o número de notificações de problemas na aplicação da Meta recebidas no período de tempo descrito, face à média típica de incidências.

Dados downdetector - falhas Instagram global
Dados downdetector - falhas Instagram créditos: Downdetector

Por volta das 2h00 desta madrugada, a rede social informou que os problemas tinham sido resolvidos e que a aplicação já estava a funcionar normalmente. Numa declaração enviada ao site The Verge, o responsável de comunicação do Instagram admitia que “mais cedo algumas pessoas tiveram problemas em aceder ao Instagram. Resolvemos a questão o mais rapidamente possível para todos os que estavam a ser impactados e pedimos desculpa pelo inconveniente”.

Os dados recolhidos pelo site Downdetector mostram no entanto que esta manhã mais utilizadores que o normal continuavam a reportar problemas com a utilização do serviço, incluindo em Portugal, como pode ver-se no gráfico abaixo, embora o volume de relatos de anomalias seja muito inferior ao registado ontem à tarde. Às 7h46, por exemplo, cinco utilizadores reportaram problemas com a utilização do serviço, uma hora depois quatro. Na quinta-feira, às 17h30, o site recebeu mais de 140 notificações de problemas.

Dados downdetector - falhas Instagram Portugal
Dados downdetector - falhas Instagram Portugal créditos: Downdetector

O Instagram é uma das aplicações móveis mais usadas em todo o mundo. No final do ano passado contava com 2 mil milhões de utilizadores ativos, de acordo com informação da Statista. Ficam por esclarecer as razões da falha, já que a rede social sobre isso não forneceu qualquer informação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.