A Amazon é uma das maiores lojas de comércio eletrónico do mundo. Mas não é por isso que deixa de prestar atenção aos “detalhes”. Por exemplo, na Holanda e no Brasil a gigante norte-americana suporta sistemas de pagamentos próprios destes mercados. E para a gestora de produtos da SIBS, Teresa Mesquita, o mesmo pode acontecer com o MB Way.

Até ao momento a SIBS ainda não estabeleceu nenhum contacto com a Amazon e com o eBay para que o serviço de pagamentos mobile fosse integrado nas suas plataformas. Mas Teresa Mesquita acredita que “quando houver massa crítica suficiente”, o futuro do MB Way passará pelas gigantes do ecommerce.

Algumas novidades que vão ficar disponíveis aplicação até ao início do próximo ano, como suporte para autenticação através de impressão digital e preechimento dos dados de entrega em apenas um clique, são factores de usabilidade que ajudarão o MB Way a posicionar-se melhor para uma integração na Amazon e no eBay.

“Numa única aplicaçao consegue fazer todos os tipos de pagamento que pode querer fazer no contexto online”, explicou Teresa Mesquita durante uma apresentação integrada no eShow 2015, que terminou ontem, 23 de setembro. Através da app será ainda possível criar cartões de crédito virtuais através do serviço MbNet.

Em Portugal a plataforma de pagamentos continua a ganhar apoio por parte dos vendedores. Fnac, Wook, Rede Expressos, Blueticket, OLX, Salsa, Parfois, Continente Online e Telepizza são algumas das empresas nas quais é possível fazer pagamentos com o MB Way.

A SIBS já garantiu o apoio de 14 bancos que representam 95% dos dos cartões bancários que existem em Portugal, querendo isto dizer que “virtualmente” quem tiver um cartão de débito ou de crédito já pode usar a aplicação móvel para fazer pagamentos.

O MB Way já foi descarregado 24 mil vezes, um valor que para a empresa “é muito interessante”, pois ainda não foi alvo de campanhas promocionais significativas.

Rui da Rocha Ferreira