O valor é mais expressivo se comparativamente se referir que o serviço correspondente da Google, a Google Wallet, lançado em 2011, foi responsável por apenas 4% das compras de novembro.

Os dados são do ITG Mobile Payments que sublinha a importância dos números alcançados destacando igualmente que o serviço só está disponível para os utilizadores que tenham os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus e para um conjunto limitado de lojas.

O serviço de pagamentos eletrónicos desenvolvido pela Apple foi lançado a 20 de outubro último com a parceria de 500 bancos e algumas dezenas de retalhistas, entre eles a Starbucks, Disney, Sephora, Levis, Staples e Uber.

Passada apenas uma semana, Tim Cook assegurava, em entrevista ao The Wall Street Journal, que a carteira digital da marca da maçã era um sucesso, revelando que nos primeiros três dias o sistema garantiu um milhão de ativações.

"Já somos número um. Somos mais que o total dos utilizadores de outros serviços", dizia já na altura o responsável, acrescentando que o feedback da Visa e da Mastercard indicavam mesmo que o serviço já estava a ser mais usado que outras tecnologias de pagamento sem contacto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico