Primeiro para a Europa e para os EUA, no final de março para o resto do mundo. A Microsoft disponibilizou hoje, 18 de fevereiro, a funcionalidade de videochamadas em grupo para os sistemas operativos iOS e Android.

O utilizador poderá ter na mesma ligação 24 outras pessoas, algo que até aqui estava reservado à versão do Skype para desktop.

Uma das características mais interessantes é a que coloca no centro do ecrã a janela do utilizador que está a falar, algo que faz sentido sabendo que o tamanho reduzido dos ecrãs de smartphones e tablets tornaria difícil a gestão dos ‘quadrados’ de conversação.

Por exemplo: imagine que está a falar com mais 20 pessoas; o que acontece é que todas as pessoas vão ser transformadas em pequenos mosaicos que vão estar na parte inferior do ecrã, num carrossel; percorra a lista, selecione um contacto e esse ficará num tamanho maior e de destaque no dispositivo.

Para conseguir uma maior fluidez em conversações de grande número a Microsoft contou com a ajuda da Intel, que ajudou na integração de um codec de vídeo e som que garante qualidade e um menor consumo de largura de banda.

A funcionalidade de videochamada em grupo já estava acessível noutras ferramentas de messaging como o Hangouts da Google. Mas no caso deste sistema o limite máximo de pessoas numa ligação é de 10 utilizadores.