A Snap Inc. é a empresa responsável pelo Snapchat. A app já não tem o fulgor de outros tempos, pelo menos em Portugal, mas esta não é a única aplicação da tecnológica. A Zenly, cuja premissa gira em torno da geolocalização, é uma das outras propostas que faz parte do seu catálogo. A app está agora a gamificar o distanciamento social, de forma a estimular a prática, e tem até um placar de líderes que atribui pontos a quem passa mais tempo em casa.

Geralmente, a aplicação é utilizada para que grupos de amigos se juntem em pontos específicos do mapa, mas uma vez que os aglomerados e a permanência na rua estão agora proibidos, a app decidiu reinventar-se temporariamente para estimular o oposto. A ideia é contribuir para as práticas de contenção e isolamento.

A app pode ser agora usada para lhe mostrar há quantos dias seguidos é que os seus amigos estão em casa, de forma competitiva, sendo que ganha quem conseguir manter-se fora da rua durante mais tempo.

A app mostra também o número de casos diagnosticados numa dada região, mesmo por cima do mapa onde os seus contactos estão assinalados. A Zenly é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Este é apenas um exemplo de como as empresas podem reinventar os seus produtos para os tornar pertinentes à luz da atual pandemia. As grandes plataformas sociais estão também a seguir um caminho semelhante. O Instagram lançou recentemente novas funcionalidades que permitem um maior nível de interação remota com outros utilizadores; o Facebook lançou um centro de informação para serviços de emergência; e o próprio Snapchat já tinha estreado a Here For You, uma funcionalidade que disponibiliza conselhos de especialistas sobre ansiedade, stress, depressão, pensamentos suicidas ou bullying para ajudar quem está ansioso com todo o atual contexto social provocado pelo COVID-19.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.