Na altura escrevemos que o Snapchat transformara-se numa rede social até para quem não queria ser social. A referência é ao serviço Discover lançado em janeiro do ano passado e que trouxe até à plataforma uma componente de conteúdos mais informativos. Grandes grupos de informações e publicações online como a Vox Media, Vice, Cosmopolitan, IGN, Mashable, CNN, BuzzFeed e Daily Mail estão entre os meios disponíveis.

Agora o Snapchat quer levar esta ‘aventura’ um pouco mais à frente e estará ao que tudo indica a trabalhar numa funcionalidade que permite subscrever as publicações existentes na plataforma. O que pode parecer uma ‘duplicação’ é na realidade uma forma de garantir mais destaque aos conteúdos que cada utilizador prefere.

Por exemplo: um utilizador gosta de videojogos e de vez em quando segue as publicações do IGN no Snapchat. Mas o canal nem sempre está em destaque. Para aceder tem de ir até ao separador Discover, que pode ser acedido deslizando o ecrã da aplicação duas vezes para a direita a partir do ecrã inicial.

Ao subscrever o IGN, as publicações vão surgir em destaque como ‘Histórias’. O canal estaria assim no meio das publicações de amigos e outros contactos, o que ajudaria a chamar a atenção para os conteúdos.

Escreve o ReCode que o objetivo é garantir mais tráfego para os grupos parceiros do Snapchat. Mas as novidades não ficam por aqui: o Snapchat também estará a trabalhar numa forma de gerar tráfego para a aplicação a partir de serviços externos.

A atualização à forma de funcionamento do Discover pode chegar em maio, mas esta é uma data que não está fechada de acordo com as fontes ouvidas.