O Snapchat vai passar a contar com mais uma funcionalidade. Esta segunda-feira, a empresa anunciou que a câmara da app vai integrar um novo sistema de inteligência artificial, que lhe permitirá reconhecer produtos e ler códigos de barras. Sempre que esta opção for ativada, aparecerá um cartão da Amazon com o produto correspondente, que o redirecionará para a página de compra associada.

Para além do link que remete o utilizador para a compra do produto, o cartão tem também um outro botão que serve para abrir uma página de artigos semelhantes. Adicionalmente, a IA vai também contar com a ajuda do Shazam para identificar músicas.

O Snap está a testar este sistema com uma pequena percentagem de utilizadores, mas a empresa tem planos para o disponibilizar a todos, de forma gradual, muito em breve.

Recorde-se que a aplicação perdeu cerca de três milhões de utilizadores diários no segundo trimestre do ano, pelo que a adição de funcionalidades de ecommerce pode fazer parte de uma estratégia para inverter o sentido descendente que a app tem seguido. De acordo com um estudo realizado pela Snap, os utilizadores da app demonstram 20% mais disposição para fazer compras através do smartphone, do aqueles que não utilizam o Snapchat. Este mesmo estudo concluiu também que os "snappers" são 60% mais susceptíveis a fazer compras por impulso. Os dados sustentam esta mais recente aposta da marca norte-americana, que pode até dar-lhe uma percentagem das vendas que forem concretizadas através desta funcionalidade.