O MWC 24 está dominado pela ideia de inteligência artificial mas a SPC está a apresentar uma solução que foi desenhada para funcionar em telemóveis "não inteligentes", que ainda são usados por muitos idosos. A empresa de origem espanhola tem uma quota de mercado significativa no segmento dos "feature phones" e este desenvolvimento explora aquilo que Manuel Ferreira, country manager da empresa em Portugal, diz que é uma necessidade dos utilizadores.

A solução chama-se SPC Care e permite fazer a gestão à distância dos telefones. Pode gerir as definições do telemóvel, como o brilho do ecrã ou o tamanho da letra, e ainda gerir a lista de números bloqueados ou os SMS recebidos para evitar chamadas ou mensagens indesejadas. A SPC já tem nos seus telefones outras ferramentas, como o alerta quando a bateria está quase descarregada, e o SPC Care vem adicionar novas formas de ajudar os idosos na gestão das comunicações.

Se o telefone estiver inativo durante um período definido é também possível notificar o contacto de emergência, assim como monitorizar a localização e o estado do aparelho, indicando se está ligado, desligado, qual é o nível de bateria ou carga. Podem ser enviados também lembretes úteis para a saúde. 

Veja as imagens 

Manuel Ferreira adiantou ao SAPO TEK que é agora possível partilhar a gestão do telemóvel por vários familiares, que podem ter a aplicação instalada nos equipamentos e ajudar neste processo.

"Esta é uma solução que ajuda a proteger a segurança dos mais idosos e a simplificar a gestão por parte dos familiares [...] contribui para o bem estar e ainclusão digital", adicionou, numa conversa com o SAPO TEK antes do lançamento da solução. O responsável pelo negócio da SPC em Portugal lembrou também a importância de proteger os mais idosos em relação a fraudes, através de chamadas ou mensagens, podendo os números ser apagados ou adicionados a uma lista negra de contactos.

A par com o lançamento da aplicação a SPC lança também um novo telefone, o SPC POLARIS, que é o primeiro compativel com a app e que vai ser lançado ainda este ano. É um equipamento que suporta 4G e GPS e tem teclas grandes, bem identificadas e design em concha, assim como uma base de carregamento.

A empresa garante que vai alargar a aplicação a outros dispositivos da linha  sénior.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do MWC24 e pode seguir todas as notícias no nosso especial.