A Inteligência Artificial generativa está na base de um novo conceito que a Deutsche Telekom mostrou no MWC24, em parceria com a Qualcomm e a Brain.ai.
Entre os dias 26 e 29 de fevereiro, Barcelona recebeu a edição de 2024 do Mobile World Congress, com a feira organizada pela GSMA a tornar-se num palco para a inovação tecnológica na área das telecomunicações e mais além, trazendo novidades que não deixaram ninguém indiferente.
Pequenos, grandes, com tarefas específicas ou simplesmente “decorativos”, os robots voltaram a fazer parte das atrações do MWC24. Do CyberDog 2 à Ameca, passando pelo robot cirurgião da Rob Surgical, os casos de uso são diferentes mas a inteligência e capacidade operacional estão a aumentar.
A parceria estratégica entre a MEO e a Nokia tem como objetivo acelerar a digitalização das empresas portuguesas no contexto de Indústria 4.0. O 5G é o principal catalisador de inovação.
A edição de 2024 do Mobile World Congress contou com mais de 100 mil visitantes, entre profissionais e entusiastas da tecnologia. Os novos smartphones da Xiaomi e da Honor, o carro elétrico SU7, robots e novos conceitos estão entre os principais destaques numa feira onde a Inteligência Artificial do
A integração de capacidades de IA nos smartphones, além de outros equipamentos, e o desenvolvimento de um ecossistema aberto impulsionado por esta tecnologia fazem parte da estratégia da Honor. Bruce Huang, Country Manager da Honor para Espanha e Portugal, realça as ambições da marca.
Este ano a presença portuguesa no MWC foi reforçada com a delegação de startups no 4YFN, que se junta a uma dezena de empresas que estão dispersas nos vários pavilhões da feira. Mostrar tecnologia, conseguir investimento, alargar contactos e internacionalizar o negócio são os objetivos.
No MWC 24 experimentámos o pin de IA da Humane. Quando foi lançado o dispositivo da empresa norte americana gerou grande interesse pela possibilidade de dispensar o telefone e garantir respostas com interface de inteligência artificial, mas será que tem futuro?
Os GLOMO Awards distinguiram os melhores produtos e serviços do Mobile World Congress 2024, com prémios em áreas como tecnologias mobile, soluções digitais, smartphones ou Tech4Good.
Em Barcelona, a Nothing fez o "unboxing" do novo smartphone ao vivo, e a cores, numa festa fora do MWC 24 e com uma lista limitadas de convidados. O Nothing Phone (2a) só chega a 5 de março ao mercado.
Entre o smartphone Phantom Ultimate, com ecrã "deslizante", e a Pocket Go, que combina uma consola portátil com óculos de realidade aumentada, a Tecno não esqueceu a aposta na IA com um ecossistema baseado na tecnologia e concebido para agilizar a experiência mobile.
A tecnologia foi desenvolvida pela SPC e apresentada hoje no MWC 24. A solução garante assistência à distância para pessoas idosas e pode funcionam em "feature phones" também conhecidos como telemóveis ou equipamentos "não inteligentes".
A iFixit tem parcerias com várias fabricantes, da Microsoft à Samsung, e a Lenovo é a mais recente a juntar-se à lista. Ao SAPO TEK, a empresa realça a importância de desenvolver um ecossistema de reparação, apesar dos desafios que existem.
O novo smartphone da Honor já saltou para o topo dos rankings de ecrãs, baterias e câmaras para selfies da DxOMark, passando também a ocupar o segundo lugar na lista dedicada aos sistemas de som para smartphones.
(Atualizada) Os óculos de realidade aumentada da TCL esgotaram na China em apenas uma hora. Agora chegam ao mercado internacional através da Indigogo e ficam hoje disponíveis para compra na plataforma. Os preços começam nos 598 euros (com desconto).
Durante o Mobile World Congress, a Microsoft anunciou um acordo com a Mistral AI, a abertura dos modelos de IA aos países que desejem explorar o seu potencial e os princípios orientadores de governação da inteligência artificial.
A dona da marca Nokia está a preparar-se para chegar ao mercado com os seus próprios smartphones, mas vai manter a maioria dos pormenores em "segredo" até ao Verão. Já o telemóvel da Barbie foi feito para quem quer fazer um detox digital.
O smartphone ainda é um conceito mas a Motorola continua a experimentar modelos de equipamentos flexíveis e no MWC 24 está a mostrar o potencial da tecnologia.
Seja para melhorar as informações sobre os exercícios físicos ou ajudar a monitorizar e a obter um melhor sono, a Samsung vai lançar em breve o seu Smart Ring, mas já o mostrou durante o Mobile World Congress.
O Mobile World Congress 2024 recebeu a segunda edição do Journey to the Future, com espaço para carros e robots voadores, drones com sistemas de IA, computação à base do poder gerado por neurónios e um “café sobre rodas” autónomo.
Claro que é preciso fazer escolhas e se quiser muito mais autonomia, é bom que não seja tão exigente com questões de elegância, mas que o Energizer Hard Case P28K bate qualquer oferta da indústria em termos de capacidade da bateria, lá isso bate.
Depois dos teasings da tecnologia de ecrãs transparentes, a Lenovo levou para o Mobile World Congress o seu primeiro protótipo de portátil assente na tecnologia, o Project Crystal.
A TCL levou para o Mobile World Congress a nova família de smartphones TCL 50 e o tablet TCL 14 Pro, alimentados pela terceira geração de ecrãs NXTPAPER, tecnologia que simula a experiência de ler no papel.