O segmento mobile dos videojogos continua a ser o mais lucrativo, com os principais títulos a obterem receitas acima dos milhares de milhões de dólares. O agregador de dados Finbold publicou as informações relativas a 2022 relativas aos jogos com mais downloads durante o ano e as receitas dos títulos mais lucrativos. A primeira conclusão que se chega é que nem todos os que obtêm mais downloads são os mais lucrativos, e tirando algumas exceções, as duas tabelas têm grandes discrepâncias.

Para as suas contas, a Finbold teve em consideração as duas principais plataformas de jogos mobile: a App Store e a Google Play, com os valores de taxas da respetiva plataforma a serem deduzidas. Os dados foram compilados da Apptopia, Statista e da própria Finbold.

O jogo com mais downloads foi o Subway Surfers, um título de corridas de obstáculos, num cenário urbano, muito apreciado pelos mais jovens, pela facilidade de jogo. Este título obteve 304 milhões de downloads, numa diferença abismal para o segundo da lista, Stumble Guys com 254 milhões de downloads. Este título coloca 32 jogadores a disputar uma série de mini-jogos, inspirado no sucesso do PC e consolas Fall Guys. A fechar o pódio dos mais descarregados surge Roblox com 208 milhões de downloads.

Jogos com mais downloads de 2022
Jogos com mais downloads de 2022 Fonte: Finbold

Roblox dispensa apresentações e é uma plataforma de atividades para os mais novos, onde se joga, cria e até se aprende. Este jogo, juntamente com Candy Crush Saga foram os mais consistentes no que diz respeito ao rácio de downloads com receitas. Os jogadores de Roblox gastaram 861,86 milhões de dólares, colocando-o em quinto lugar dos mais lucrativos. Já o famoso Candy Crush Saga teve 138 milhões de downloads, assumindo o quarto lugar de 2022, a mesma colocação dos mais lucrativos, registando 1.026 milhões de dólares.

Mas quais foram os três jogos mais lucrativos de 2022? Honor of Kings, um título que lidera as tabelas de faturação há vários anos, com gastos sobretudo no mercado chinês. Em 2022, segundo os dados apresentados, os jogadores gastaram cerca de 2.224 milhões de dólares. PUBG Mobile continua a dar cartas e assume o segundo lugar da tabela com 1.725 milhões de dólares.

Por fim, sem muito surpresa, Genshin Impact fecha o pódio com cerca de 1.562 milhões de dólares. Se somarmos os cinco primeiros jogos da tabela, as receitas ultrapassam os 7 mil milhões de dólares em 2022.

Finbold
Finbold