O Telegram está a lançar uma nova funcionalidade. A plataforma de mensagens instantâneas está a introduzir histórias (stories), uma opção que permite publicar vídeos ou fotos durante um período limitado de tempo, de forma mais destacada na aplicação.

Esta é uma opção que vários outros serviços já têm, como o Instagram ou o Facebook, e que no Telegram vai funcionar de forma idêntica. Vai ocupar o mesmo espaço na interface da aplicação - as histórias surgem no topo do ecrã da app - e tal como acontece noutros serviços, quem as vê pode interagir ou comentar.

Mas há algumas diferenças, aqui o utilizador vai poder escolher durante quanto tempo quer exibir uma história. Pode escolher entre 6, 12, 24 ou 48 horas. Pode ainda definir quem vai ver a história. Isto é, criar um conteúdo que só fica visível para um grupo de amigos e outro que apenas será visualizado por um grupo de pessoas diferente.

Telegram ganha Stories
créditos: @9to5Mac

Outra diferença, é que os restantes serviços com esta funcionalidade disponível tem-na acessível a todos os utilizadores, enquanto o Telegram, pelo menos para já, reserva a possibilidade de criar histórias para os utilizadores da versão de subscrição (paga) do serviço. Quem usa a versão gratuita só pode ver as histórias criadas pelos utilizadores da versão premium, não pode criar as suas.

O Telegram não explicou ainda se a nova opção de criar histórias no serviço vai manter-se reservada aos utilizadores da versão paga, mas como nota o 9To5Mac, que já experimentou a funcionalidade, a limitação pode ser temporária. Quando um utilizador da versão gratuita tenta criar uma história aparece uma mensagem a indicar “publicar histórias neste momento é uma opção apenas disponível para subscritores”.
A versão premium do Telegram tem um custo mensal de 5,99 euros.