A conectividade entre os computadores de bordo dos automóveis e os smartphones oferece cada vez mais opções práticas aos condutores. É o caso da Volkswagen, que através da nova funcionalidade Siri Shorcuts, introduzida no iOS 12, oferece novas opções na sua app VW Car-Net para os dispositivos da Apple. A aplicação faz parte de um serviço online de subscrição da fabricante alemã.

Os condutores já podiam trancar e destrancar as portas dos automóveis remotamente, por exemplo, mas há novidades. Agora podem verificar o nível do combustível (ou carga) e respetiva autonomia do veículo. É possível ativar o alarme, assim como localizar o carro, caso o deixe “perdido” num centro comercial.

Há ainda mais truques na manga, segundo o The Verge, tais como a possibilidade de ligar ou desligar o sistema de carregamento, se o carro for elétrico, ou definir uma temperatura específica para o ar condicionado. Assim, quando chega ao carro terá o ambiente ideal, seja no inverno ou verão.

tek volks

O serviço VW Car-Net oferece ainda diversas ajudas aos condutores durante as suas viagens, tais como atalhos para o GPS, informações sobre os postos de abastecimento com melhores preços no local, ou ajudar a encontrar parques de estacionamento com lugares vagos.

As funcionalidades oferecidas pelos assistentes virtuais para os automóveis começam a ser exploradas por diferentes gigantes tecnológicas, como o caso da Amazon, que já fechou parcerias com as fabricantes Ford e a BMW para integrar a Alexa nativamente nos sistemas de infotainment nos seus veículos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.