Jane Manchun Wong é uma entusiasta da informática que dedica parte do seu tempo a analisar o código de algumas aplicações móveis. Recentemente, Wong focou-se no Spotify para encontrar vulnerabilidades e potenciais funcionalidades que a empresa esteja a guardar para revelar mais tarde, e descobriu algumas novidades que podem estar prestes a chegar à app.

Através da sua conta de Twitter, Wong mostrou aquilo que descobriu na versão Android do programa. A primeira funcionalidade é um temporizador que serve para parar a reprodução de música automaticamente após um período determinado de tempo. O Spotify chama-lhe "sleep timer", sugerindo ter identificado um padrão de utilização nos consumidores. Desta forma, estes poderão deixar música a tocar no seu telefone enquanto adormecem, garantindo que o Spotify não funciona ininterruptamente durante toda a noite.

Sugestão TeK: 9 novidades e segredos para aproveitar (melhor) o Spotify
Sugestão TeK: 9 novidades e segredos para aproveitar (melhor) o Spotify
Ver artigo

Outra das funcionalidades está relacionada com a dimensão social da plataforma. De acordo com aquilo que Wong descobriu, poderá ser possível gerar códigos instantâneos para partilhar música entre smartphones. Este sistema funcionaria à semelhança daquele que temos no Snapchat ou no Instagram, por exemplo, onde é possível utilizar a câmara de um equipamento móvel para fazer scan num código de um outro utilizador, para o adicionar instantaneamente. Neste caso, a tecnologia serviria para aceder rapidamente a uma determinada faixa.

A terceira funcionalidade diz respeito à possível integração do Spotify com aplicações de navegação geográfica, como o Waze e o Google Maps.

Apesar de Jane Wong ser conhecida por desenterrar funcionalidades dos códigos de várias apps móveis, que mais tarde se chegam mesmo a materializar, este caso pode ser uma exceção à regra. Até à data, o Spotify não mencionou nada que indicasse o lançamento destas funcionalidades, pelo que estas podem nem sequer vir a ser integradas na aplicação. A presença das mesmas no código da app, contudo, é um bom indicador das intenções da empresa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.