Com o fim de semana prolongado a terminar, está na altura de dar mais "energia" ao seu smartphone ou tablet com novas aplicações. Como é costume, a equipa do SAPO TEK preparou uma seleção com algumas das melhores propostas das lojas digitais da Google e Apple que experimentámos ao longo da semana.

Em destaque estão novidades na aplicação do ChatGPT, que foi atualizada com suporte a comandos de voz para os utilizadores da versão gratuita do chatbot, mas também na app da Uber, que agora lhe dá a possibilidade de reservar um carro de aluguer em mais de 100 cidades por todo o país.

Além de uma app que o vai ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, pode contar com dois jogos, um para os fãs de golfe virtual e outro do universo de Mortal Kombat que troca os combates por um RPG por turnos.

Conheça as sugestões da semana ao detalhe

Perguntas longas ou curtas com a app ChatGPT, agora usando a voz

A aplicação do ChatGPT foi atualizada para permitir a introdução de comandos de voz. Entende bem português mas responde com sotaque de português do Brasil. Depois fica tudo registado também em texto.

Como poupar dinheiro durante a Cyber Monday, sugestões de receitas para o jantar, novos hobbies e até questões mais filosóficas sobre o relacionamento entre humanos e agentes de inteligência artificial. Estas são algumas das conversas que mantivemos hoje com a app do ChatGPT, ainda na versão 3.5, grátis, mas já com a nova funcionalidade de "mãos livres", com a conversa puramente suportada por voz, perguntas e respostas.

O sistema não é ainda perfeito mas dá para manter uma conversa agradável, com respostas e sugestões interessantes, mantendo o contexto do que se está a falar e desenvolvendo as respostas à volta disso. Depois de uma sugestão para fazer alguns projetos em Origami, entre outros temas, o ChatGPT despediu-se desejando uma boa noite e sucesso na preparação do novo hobby, algo que outras assistentes digitais ainda não fazem.

Já conversámos com muitos destes agentes inteligentes, numa lista onde até o velhinho clip da Microsoft entra, e muitas vezes é a descontextualização, e a perda de "fio" da conversa, que acabam por não ser encorajadoras de maior interação. Isso e a dificuldade de reconhecer idiomas, mesmo o português em algumas palavras e expressões.

Até agora o ChatGPT reconheceu todas as palavras, mesmo misturando termos mais complexos, deu respostas educadas com sotaque de português do Brasil, que foi ajustando automaticamente para "aportuguesar" as respostas  quando notámos as diferenças.

Pode definir o idioma de utilização, ou escolher a deteção automática, e a  "personalidade" da voz de resposta. E as poucas falhas registadas na interação foram de algum "aceleramento" no discurso em respostas curtas. De resto, parece-nos algo com que podemos manter conversas numa viagem mais longa de carro, com temas mais filosóficos, ou em questões operacionais, como sugestões rápidas de compras, receitas ou exercícios de treino ao ar livre. 

Veja as imagens 

E a privacidade? É um tema com que vale a pena preocuparmo-nos, até porque ninguém quer que esta "memória" venha a ser usada eventualmente no futuro, depois de inscrita numa base de dados com o seu registo. Sobretudo se tiver questões mais sensíveis para colocar, ou quiser fazer algumas perguntas marotas para perceber como reage o ChatGPT. Mas também há forma de resolver isso.

A OpenAI vai atualizar os termos de utilização da aplicação a partir de 14 de dezembro mas tem um portal de privacidade onde pode pedir para o modelo não ser treinado com os seus dados, e também apagar a conta e todos os registos existentes. Basta seguir este link.

A aplicação oficial ChatGPT da OpenAI foi atualizada a 23 de novembro na app Android e 18 de novembro na app iOS e pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play ou da App Store. Se quiser avançar para a versão premium, que dá acesso a mais funcionalidades, pode pagar diretamente o custo de 22,99 euros se tiver o iPhone ou iPad, mas para Android tem de fazer a assinatura diretamente no site da OpenAI.


Se o problema é dormir bem a coleção de sons da app Sleep Sounds pode dar uma ajuda

O bem-estar também passa (dizem os entendidos que muito) por dormir bem e não vai perder nada se experimentar os sons relaxantes desta app. Até porque a Sleep Sounds é gratuita.

Estudos mostram que até mesmo a dormir o cérebro identifica sons. Assim, barulho como um cão a ladrar ou buzinas de carros, podem fazer-nos acordar. Esta app pretende fazer exatamente o contrário: acalmar o cérebro e abafar ruídos indesejados.

A Sleep Sounds - Relax Music  (ou "Música para dormir", em português) é uma coleção de sons que pretendem ajudar a adormecer, mas também a manter o sono.

Relaxe e durmir "embalado"  com mais de 30 propostas que podem ser combinadas, entre sons da natureza, como aasociados a pássaros, fogo, vento ou neve, rio; sons de água, como chuva, tempestade, ondas do mar; e ruído branco para o sono de bebês, ruído branco, além de outras melodias e sonoridades.

Entre os recursos conte com a possibilidade de personalizar lembretes para dormir, agendar um timer para parar o som ou reproduzir o som em segundo plano. Pode também criar as suas próprias listas para relaxar e dormir e ajustar o volume para cada som ao criar sua própria lista. Não necessita de acesso à internet.

A Sleep Sounds - Relax Music é gratuita com anúncios e compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos Android,  a partir da Play Store.


Já pode alugar carros em Portugal através da Uber. Basta ter a app atualizada

O Uber Rent ficou disponível em mais de 100 cidades para os utilizadores da app em Portugal. O novo serviço está a ser comemorado com créditos de 10 euros nas viagens até aos pontos de recolha dos carros alugados.

O serviço de viagens da Uber em Portugal acaba de ser reforçado. Os portugueses podem agora utilizar a aplicação para reservar um carro de aluguer em mais de 100 cidades por todo o país, através da nova modalidade Uber Rent.

Com a ajuda da Car Trawler, fornecedor mundial de tecnologia para a indústria do aluguer automóvel, a aplicação irá recomendar opções de aluguer de automóveis com base na localização e no destino do utilizador.

Isto inclui a possibilidade de comparar opções por preço, tamanho do veículo e avaliações dos utilizadores.

Clique nas imagens para mais pormenor

centenas de veículos disponíveis das empresas de aluguer de automóveis, incluindo a Hertz, a Avis e a Budget, refere em comunicado a empresa.

Para tornar o processo de reserva de um automóvel mais simples, a app envia um lembrete aos utilizadores para solicitarem uma viagem até ao ponto de recolha do carro alugado.

Para comemorar o lançamento do Uber Rent, estão a ser oferecidos créditos de 10 euros aos utilizadores para viagens até aos pontos de recolha dos carros alugados nas três primeiras viagens após reserva de carro através da aplicação.


Par for the Dungeon mistura golfe com puzzles desafiantes e uma boa dose de aventura

Há quem considere o golfe um desporto aborrecido. Mas o que acontece quando se mistura esta modalidade com puzzles e aventura? O resultado é Par for the Dungeon.

Em Par for the Dungeon seguimos o protagonista Cal, que é nada mais, nada menos do que uma bola de golfe, à medida que tenta recuperar o seu cão e salvá-lo das garras dos malvados Bogeys. O objetivo é simples: resolver o desafio apresentado a cada nível, assegurando que Cal vai parar ao buraco certo

À medida que avança pelas diferentes etapas verá que há Bogeys à espreita, ou até a bloquear o seu caminho, e é necessário derrotá-los para avançar. Para o ajudar a ganhar vantagem sobre os inimigos há uma variedade de armas e armadilhas disponíveis.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Ao completar cada nível no menor número de jogadas possíveis habilita-se a ganhar recompensas, desbloqueando também mais desafios e até roupas para manter o protagonista estiloso. Par for the Dungeon conta com mais de 100 níveis de dificuldade crescente para explorar, com aventuras em cidades pitorescas, paisagens cobertas de neve e florestas.

Veja o vídeo

Par for the Dungeon pode ser descarregado gratuitamente, dispondo de itens adicionais pagos, e está disponível para Android, através da Play Store, e para iOS, a partir da App Store. Há também uma versão para PC, disponível através da Steam, por um preço de 4,99 euros.


Mortal Kombat: Onslaught troca os combates por um RPG por turnos. Mas os heróis são os mesmos

Em Mortal Kombat: Onslaught, vai ter que reunir uma equipa de quatro elementos, incluindo nomes clássicos como Raiden, Liu Kang, Scorpion e Shao Kahn. Terá de desbloquear e colecionar personagens.

A série Mortal Kombat já tem mais de 30 anos de existência, focando-se em combates viscerais num plano lateral. Recentemente foi feito um novo reboot ao universo com Mortal Kombat 1, mas os combates podem continuar nos smartphones em Onslaught.

Diferente dos originais, esta proposta foca-se numa jornada de RPG, mantendo uma perspetiva cinematográfica para experienciar nos smartphones. Os jogadores têm como objetivo montar uma equipa com as suas personagens favoritas e participar em batalhas com até 10 lutares em simultâneo.

Veja na galeria imagens de Mortal Kombat: Onslaught:

Pode contar com diversas personagens icónicas, tais como Raiden, Liu Kang, Scorpion e Shao Kahn, mas também veteranos como Sub-Zero, Johnny Cage, Jade, Kitana, Jax, Sonya Blade e outros. Apesar de ter mudado de género, os gráficos prometem ser igualmente detalhados, sobretudo na representação das finalizações, os Fatalities brutais.

Com as vitórias vai amealhar recursos e recompensas para aumentar o poder das personagens, assim como melhorar o nível do equipamento e desenvolver as habilidades. Poderá jogar também num formato online PvP contra outros jogadores, participar nas temporadas e amealhar recompensas especiais.

Pode fazer o download gratuito do jogo para smartphones Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.