O uberX é um novo serviço no catálogo de ofertas que a empresa norte-americana passa a disponibilizar em Portugal, mais competitivo que a sua oferta de estreia no mercado local, comparativamente à oferta tradicional de transporte privado assegurada pelos táxis.



Tem uma tarifa base de 1€, a que acrescem 0,10€ por cada minuto de viagem e mais 0,65€ por quilómetro percorrido. A tarifa mínima para utilização do serviço é de 2€, um valor que fica muito abaixo dos 8€ cobrados no uberBlack, o primeiro serviço da marca lançado em Portugal. Além do preço, as duas propostas distinguem-se no tipo de veículos. Com o uberBlack circulam viaturas de alta cilindrada. Com o uberX, pode chegar ao destino num Peugeot 308 ou num Seat Leon.



O novo uberX é lançado em Lisboa e no Porto. Na capital a empresa já estava representada, no norte a nova oferta marca também a estreia da empresa, cuja oferta tem gerado forte polémica e muita contestação dos motoristas de táxi.



A Uber assenta num conceito inovador, centralizado numa aplicação móvel, a partir da qual é possível requisitar o serviço, ficar a conhecer o motorista antes da sua chegada e registar todo o percurso num mapa, através do GPS.

Em comunicado, a empresa garante que a oferta disponível em Portugal é assegurada por "motoristas profissionais licenciados", um argumento que procura dar resposta às queixas de concorrência desleal dos serviços tradicionais.



Esta semana também foi anunciada uma parceria entre a Uber e a TAP. A companhia aérea vai oferecer vales de 25€ aos passageiros que cheguem a Lisboa, para viajarem até ao destino no serviço da Uber. A campanha é válida entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.



Ao TeK, Rui Bento, diretor-geral da empresa em Portugal, explica que "a parceria é também sinal de que a TAP reconhece o valor que a Uber tem trazido às pessoas de Lisboa, e trará também agora às pessoas do Porto, oferecendo uma excelente alternativa para que as pessoas se possam deslocar nas suas cidades".



A Uber não dá números, nem de motoristas ao serviço da empresa, nem de utilizadores do serviço em Portugal. Adianta apenas que "milhares de pessoas têm feito o download da aplicação para se deslocarem connosco". Explica o responsável que a Uber está "entusiasmada com o potencial do mercado português".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira