Desde que lançou o Android Auto, a Google manteve o sistema fechado a aplicações de navegação de terceiros, basicamente obrigando os seus utilizadores a usar o Maps ou o Waze que pertence à empresa. A gigante tecnológica viria a ceder às pressões e há cerca de um ano abriu a API do Android Auto a outras empresas, tendo começado a trabalhar com a TomTom e a MapFactor para a integração dos seus mapas de navegação alternativos.

No caso da TomTom, a sua aplicação TomTom GO Navigation está disponível desde o final de maio para Android Auto, mas depois dos 30 dias de avaliação, os utilizadores têm de subscrever uma assinatura de cerca de 2 euros por mês. O MapFactor é gratuito e alimentado pela comunidade.

Também a Sygic GPS Navigation lançou uma app do seu sistema de navegação compatível com Android Auto, a Gaia ainda está em teste beta e o Yandex.Maps apenas funciona na Rússia, segundo a Android Police. A 2GIS é um mapa offline, referido que em breve também vai ser atualizado e tornado compatível com o Android Auto.

Veja na galeria as apps ligadas à navegação para Android Auto:

Em 2007, a Nokia adquiria a Navteq, especialista em dados de geolocalização para mapas de navegação eletrónica. A tecnologia daria origem ao Nokia Maps, uma aplicação de navegação anterior aos atuais Google Maps e Haze. Em 2011, tornou-se parte da unidade de negócios Here, mas com a queda dos smartphones da empresa finlandesa, esta foi vendida a um consórcio de fabricantes alemãs em 2016. Atualmente conhecida como Here Technologies e sedeada na Holanda, a empresa pertence ao Grupo Volkswagen, BMW e Mercedes, assim como a Intel, que possui uma pequena participação.

A Here Technologies mantém o seu foco no desenvolvimento de soluções de mapeamento, navegação e serviços de localização a empresas como a Alpine, Garmin, Oracle e Amazon, entre outras. Destaca-se pela sua aplicação de navegação para Android e foi uma das primeiras a oferecer navegação totalmente offline, bastando fazer o download dos mapas completos por país. A empresa confirmou no seu Twitter que também está a trabalhar na integração do sistema de mapas no Android Auto, prometendo novidades para breve.

Com a abertura da API do Android Auto a terceiros, as empresas ligadas aos sistemas de navegação têm todo o interesse em apresentar as suas opções. E além da navegação, o ecossistema Android Auto pretende crescer para outras áreas, tais como a criação de uma base de dados de pontos de carregamento para veículos elétricos, como a PlugShare, a ChargePoint e a A Better Reuterplanner.

De recordar que a Google está a fazer alterações à sua aplicação Android Auto, ou melhor, a app deixa de existir na sua versão para smartphones. As respetivas funcionalidades serão migradas para o Google Assistant com o lançamento do Android 12. A app é utilizada nos smartphones que substituem a experiência Android Auto dos automóveis, diretamente do seu ecrã, permitindo fazer chamadas, aceder a apps como o Spotify e navegadores, sem usar as mãos. Era uma alternativa a automóveis sem suporte a Android Auto e sem ecrã de infontaiment. De notar que a experiência nos automóveis compatíveis se mantém inalterada.