Apesar das medidas de segurança implementadas pelas gigantes tecnológicas nas suas lojas digitais, entre aplicações legitimas também se escondem ameaças. Para lá da Play Store da Google e da App Store da Apple, também a AppGallery da Huawei não está a salvo e uma nova investigação revela que quase 200 aplicações maliciosas se conseguiram infiltrar na loja digital.

Os especialistas da Doctor Web revelam que as aplicações em questão continham o trojan Android.Cynos.7.origin, que se apresenta como uma versão modificada do malware Cynos. Estima-se que pelos menos 9,3 milhões de utilizadores de smartphones Android tenham instalado estas aplicações maliciosas.

Clique nas imagens para saber que aplicações deve já apagar do seu smartphone

Ao todo, o trojan foi encontrado em 190 jogos na AppGallery, muitos deles para um público mais jovem, entre simuladores, títulos de estratégia, plataformas e arcade, assim como shooters. Embora existam títulos direcionados a públicos internacionais, destacam-se jogos que jogos tinham como “alvo” utilizadores que falam russo ou chinês.

De acordo com os analistas, as aplicações que contêm o trojan pedem permissão ao utilizador para fazer e gerir chamadas telefónicas. Ao aceder ao pedido, a vítima permite o acesso aos seus dados, com o trojan a recolher um vasto conjunto de informação que inclui números de telefone e de identificação do dispositivo, assim como a sua localização.

A informação recolhida pode ser exposta online e utilizada em ataques subsequentes, como esquemas de phishing. A Doctor Web indica que situação se torna ainda mais complicada quando consideramos que os jogos em questão são direcionados maioritariamente para crianças.

A empresa notificou a Huawei acerca da situação e, à data de publicação do seu relatório, as aplicações já tinham sido removidas da AppGallery. Se costuma descarregar aplicações da loja digital da Huawei é recomendável verificar se não instalou algum dos jogos visados. Se este é o seu caso, desinstale-os e faça uma análise ao equipamento com uma solução de segurança.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.