Nova semana, mais aplicações fresquinhas para instalar no smartphone, como é o caso de uma app portuguesa para calcular quanto lixo doméstico se produz nos agregados familiares. Se gosta de fotografia, há um editor que promete adicionar às fotografias capturadas em dias cinzentos um encanto primaveril.

E como não podiam faltar os jogos, conheça um novo título de minigolfe que promete ensinar o alfabeto. Fique então com as propostas da equipa do TEK para este fim-de-semana. Bom domingo.

Sabe quanto lixo doméstico produz? Há uma app que quantifica e qualifica os resíduos

Em apenas alguns segundos, a aplicação Verdes PT consegue analisar os resíduos sólidos domésticos gerados por dia em cada cidade portuguesa.

A aplicação Verdes PT 2018 foi desenvolvida pelo investigador Márcio Magera Conceição, do centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, fruto de um projeto de pós-doutoramento. O objetivo é quantificar e qualificar os volumes de resíduos sólidos domésticos que são gerados em cada dia do ano, nas cidades portuguesas.

O objetivo da aplicação é promover uma maior consciencialização ambiental para a reciclagem. Ao somar o desperdício, os utilizadores podem ver os milhões de euros investidos em aterros sanitários “e os empregos que poderiam ser gerados com a reciclagem destas matérias-primas, ainda apelidadas de lixo”, refere o investigador no comunicado.

Em contraste, pode consultar na aplicação os valores que são gerados com o processo de reciclagem adotada em Portugal, as receitas em matérias-primas, energia e ganhos ambientais ao reutilizar os resíduos sólidos urbanos, tal como é referido no comunicado. E para evitar erros, os dados baseiam-se nas plataformas oficiais do Governo sobre o volume dos resíduos.

Pode fazer o download da aplicação na versão Android e iOS.

PICNIC! quer que todas as suas fotos sejam tiradas em dias bonitos

Já cá anda há algum tempo e tem vindo a ganhar popularidade. O mote desta app gratuita para editar imagens é pôr fotos de dias cinzentos "a brilhar".

Dias de piquenique têm de ser bonitos, certo? Essa parece ser a máxima desta aplicação de edição de imagens.

Com a PICNIC os dias chuvosos e cinzentos não têm lugar. Nas fotos pelo menos. É por isso que há céus de azul de fundo com fartura, em variantes que levam nomes sugestivos como PicNic Day, LALA night, Hotel Ariel ou Alice in Love.

“Não deixe o céu ser o limite. Capture o momento perfeito em qualquer clima. Estamos aqui para apoiá-lo - esteja a chover ou nublado, nada vai interferir no seu caminho para tirar uma foto brilhante”, pode ler-se na descrição da aplicação.

É assim que, independentemente do local onde estiver, a PICNIC promete levá-lo a “uma manhã gloriosa em Santorini” ou a “um pôr do sol sonhador em Paris”. Cabe ao utilizador escolher ainda o nível de nuvens ou estrelas no céu e o nível de luminosidade a incluir na foto.

A PICNIC é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Alphaputt é um jogo de minigolfe com circuitos extravagantes

Jogue sozinho ou com amigos este título de minigolfe, com mais de 20 circuitos para explorar e diferentes modos de jogo.

Alphaputt é mais um título de minigolfe, que se destaca por cada nível, ou circuito, basear-se nas letras do alfabeto. Assim, os 26 cenários têm o formato das letras, que servem também de tema para os níveis. Por exemplo, o primeiro circuito, o A, corresponde a um aeroporto. O B transporta os jogadores para um campo de basquetebol, a assim adiante, como o Y que é um ioió.

Os cenários temáticos oferecem obviamente desafios relacionados, repletos de obstáculos que dificultam a tentativa de "empurrar" a bola para o buraco. No nível do aeroporto, um avião passa o tempo a levantar voo e a aterrar. Todos os outros oferecem elementos diferenciadores entre si.

O jogo suporta multijogador até quatro jogadores, cada um faz uma tentativa à vez. Os controlos pretendem ser simples, arrastando o dedo para lançar a bola com o taco.

Pode fazer o download deste jogo para iOS na App Store por um valor de 4,99 euros.

Lembra-se de Guitar Hero? Nesta app para aprender guitarra também há cores a seguir

Fim de semana de chuva convida a atividades dentro de casa. Por isso se aprender a tocar guitarra (ou melhorar) sempre foi um objetivo adiado, saque da Coach Guitar para o smartphone e siga as cores.

O nome não engana e a Coach Guitar foi criada para ser um “treinador pessoal” de guitarra, mas com métodos que não passam por cifras, tablaturas ou escalas musicais. Aqui há cores atribuídas a cada um dos dedos da mão e vídeos para “olhar” e acompanhar.

Para usar a aplicação vai ter de criar uma conta ou associá-la via Facebook ou Google. Depois é escolher entre quatro níveis de experiência, do principiante ao desafiante. Em cada um deles encontrará várias músicas para aprender, que depois estão divididas em vídeos sequenciais.

A Coach Guitar tem uma versão gratuita e uma versão paga. Logicamente, a primeira é mais limitada (bastante) do que a segunda nas escolhas musicais apresentadas. Está disponível para dispositivos Android e iOS.

Está à procura de um "nightspot" para sábado à noite?

Chama-se Wikinight e é uma app que quer reunir informação para quem procura discotecas, bares, concertos, teatros e outros eventos. Para Android e iOS.

A app Wikinight foi desenvolvida em Portugal e está direcionada para quem quer aproveitar a vida noturna, facilitando a localização de eventos em Lisboa, Porto e Coimbra, mas a o objetivo é alargar as zonas geográficas abrangidas, sendo o Algarve o próximo destino.

A agenda é um dos pontos principais de navegação, a par da pesquisa de nightspots, com um mapa que ajuda a localizar os destinos pretendidos. Há sugestões mas também vários filtros que ajudam a escolher os melhores locais de acordo com as suas preferências. Os utilizadores podem acumular pontos que dão direito a ofertas e vouchers em vários locais.

A aplicação foi desenvolvida por um jovem português que conseguiu o financiamento no Web Summit e lançou oficialmente o projeto a 28 de outubro deste ano, com objetivo de continuar a alargar o seu âmbito e o número de "spots" cobertos.

A app está disponível gratuitamente para plataformas iOS e Android.

Como seria a sua cara a imitar os emojis mais populares? Há uma app que mostra o resultado

Zangado, com medo, feliz… os emojis são uma das formas mais comuns de comunicar nos sistemas de messaging e redes sociais, em usar palavras. Quer experimentar a sua capacidade de replicar estas expressões?

A solução é o Emoji8, uma app para Windows que tira partido do Windows Machine Learning. Foi criada por Killian McCoy,estor de analítica e da Essential Experiences Team da Microsoft inicialmente como uma experiência para perceber como podia maximizar o uso do hardware Windows e mostrar de forma fácil e divertida o potencial do Machine Learning.

O objetivo do Emoji8 é avaliar de forma científica a expressão facial dos utilizadores quando imitam uma série de emojis escolhidos ao acaso. A app usa a câmara do computador e faz o reconhecimento da imagem, verificando a imitação, e no fim pode partilhar as melhores caras no Twitter. Também pode usar a aplicação offline e depois no fim partilhar o resultado. Ou não.

As imitações - e a classificação final - serão tão melhores ou piores consoante o esforço e a capacidade interpretativa que cada utilizador colocar na experiência.

A app Emoji8 está disponível para download gratuito para Windows 10 e o código foi também disponibilizado no GitHub.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.