A app acaba de ser lançada mas ainda está disponível apenas em versão web e Android, apesar de estar prevista também uma versão para smartphones e tablets iOS.

A aplicação da Quercus foi criada em parceria com a Fundação Vodafone Portugal com o objetivo de ajudar a separar melhor o lixo. Todos os dias cada pessoa produz cerca de 1,32 kg de lixo, o que contribui para um total de  4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos,  e apenas 16,5% é separado para reciclagem. Com esta ferramenta a ideia é que essa percentagem possa melhorar, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

Para além do lixo doméstico comum, como as embalagens e garrafas, a aplicação resolve ainda dúvidas sobre a forma de reciclar outros objetoc que já não são úteis ou necessários, com 50 tipos de resíduos diferentes, entre os quais as cápsulas de café, baterias de automóveis ou termómetros e outros objetos com mercúrio.

A app indica a localização dos ecopontos mais próximos mas cada utilizador pode ajudar a melhorar estes dados contribuindo com informação

Para já pode aceder à app em versão web e Android, mas apesar da informação enviada à imprensa referir também a versão para iOS, à hora que escrevemos e testámos a aplicação esta ainda não estava disponível na App Store.

 Nota da Redação: a noticia foi atualizada com a informação e link da app para Android que só ficou disponivel esta manhã. Última atualização 13h37

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.