A aplicação de mensagens WhatsApp atingiu a marca de 300 milhões de utilizadores ativos durante a primeira semana de agosto. Nos últimos três meses o software conquistou cem milhões de novas pessoas que fazem uso do serviço todos os dias.

A novidade foi revelada pela empresa ao AllThingsD que revelou ainda outros números de "peso": são enviadas 11 mil milhões e são recebidas 20 mil milhões de mensagens por dia através do WhatsApp. Isto é, a cada 24 horas são efetuados 31 mil milhões de comunicações entre utilizadores de todo o mundo, quando em abril esse valor situava-se nos 20 mil milhões.

E a aplicação vai além do texto escrito. Por dia são enviadas 325 milhões de fotografias através do software.

O próximo passo é explorar as mensagens por voz. Durante os próximos dias as aplicações para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry vão receber uma atualização que vai permitir enviar clipes vocais, sendo apenas preciso um toque no ecrã. E esta é o elemento diferenciador para as restantes aplicações que existem com a mesma funcionalidade: usar apenas um toque para conseguir enviar uma mensagem de voz.

Não existe tempo limite para a duração da mensagem e os utilizadores vão receber um ícone de microfone azul sempre que o destinatário ouvir a mensagem.

O diretor executivo da empresa, Jan Koum, refere que a tecnológica está focada em fazer evoluir a aplicação nos detalhes e em todas as plataformas móveis ao mesmo tempo, em vez de procurar alargar a área de influência através de outras aplicações.

A empresa voltou uma vez mais a vincar o compromisso de não incluir publicidades na app. Jan Koum contou a história de uma mulher que foi vítima do desastre de comboio em Santiago de Compostela e que usou o WhatsApp para comunicar com o marido enquanto estava presa nos destroços. "Conseguem imaginar se aquela mulher tivesse que ver um anúncio antes de poder enviar uma mensagem ao marido?", acrescentou o CEO.

Atualmente o WhatsApp é uma aplicação gratuita durante um ano e depois passa a cobrar 99 cêntimos anuais pela utilização do serviço.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico