A rede social X vai atualizar a política de privacidade da plataforma no próximo dia 15 de novembro, para passar a acomodar a possibilidade de ceder dados dos utilizadores a terceiros, para treino de modelos de inteligência artificial. Como relata o Tech Crunch, o cliente passará a autorizar essa cedência de dados nos termos definidos numa nova secção da política, designada por Colaborações com terceiros. Aí explica-se que “dependendo das suas configurações, ou se decidir partilhar os seus dados, podemos partilhá-los ou dar acesso a informações sobre si a terceiros”.

“Se o utilizador não optar por não participar, em alguns casos os destinatários das informações podem utilizá-las para os seus próprios fins independentes, para além dos declarados na Política de Privacidade da X, incluindo, por exemplo, para treinar os seus modelos de inteligência artificial, sejam eles generativos ou não”, acrescenta-se.

Como também frisa a publicação, até à data não é possível identificar nas definições da X nenhuma opção clara para exclusão da partilha de dados com terceiros, uma possibilidade que ainda deve vir a ser introduzida, uma vez que faltam mais de duas semanas para que a nova política de privacidade entre em vigor.

A X não será a primeira rede social a tirar partido dos dados aí gerados para fazer acordos comerciais com terceiros. O Reddit, por exemplo, fez o mesmo. A empresa não partilhou ainda outras informações sobre acordos nesta área, mas o que já se diz é que esta pode ser uma via importante para fortalecer a rentabilidade da rede social detida por Elon Musk, que historicamente se debate com a dificuldade de gerar receitas suficientes para sair dos prejuízos.

Quando Musk comprou a plataforma implementou várias medidas com o mesmo objetivo, que têm levado mais tempo que o previsto a dar os resultados desejados. O lançamento global de contas pagas com funcionalidades adicionais é uma das faces mais visíveis dessa alteração de posicionamento.

A X prepara-se também para fazer alterações aos termos de utilização da rede social. A versão revista das regras prevê multas até 15 mil dólares para utilizações massivas da plataforma. A penalização vai ser aplicada a quem “vir ou aceder a mais de um milhão de publicações por dia” e repete-se na mesma proporção por cada milhão de posts vistos.

A medida visa ressarcir a empresa por danos, de um tipo de utilização da plataforma que é normalmente feita para fins comerciais ou académicos, com o objetivo de identificar tendências. Tem sido assim, por exemplo, que algumas análises têm avaliado a disseminação de discursos de ódio na rede social.