A França tem o direito de processar judicialmente a administração local da Uber, por oferecer um serviço de táxi ilegal, determinou o Tribunal de Justiça da União Europeia esta terça-feira.

O caso dizia respeito ao uso de motoristas não licenciados como parte de um serviço específico, o UberPOP, entretanto suspenso naquele país, como noutras cidades, não afetando as restantes operações da plataforma no país.

Lei da Uber já só precisa de “luz verde” do Presidente da República
Lei da Uber já só precisa de “luz verde” do Presidente da República
Ver artigo

"Os Estados-membros podem proibir e punir, como uma questão de direito penal, o exercício ilegal de atividades de transporte no contexto do serviço UberPOP, sem notificar a Comissão antes do projeto de legislação", refere o Tribunal de Justiça da União Europeia em comunicado, segundo avança a Reuters.

Isto porque a Uber defendia que o governo francês necessitava da aprovação de Bruxelas para a nova legislação sobre transportes de passageiros, que continha medidas a aplicar a táxis e aplicações de mobilidade, nomeadamente um ponto que referia que apenas táxis oficiais podiam usar tecnologia de geolocalização para mostrar carros disponíveis.

Como a França não solicitou a aprovação da Comissão, a Uber argumentava que as acusações criminais contra dois dos gerentes franceses da empresa não eram válidas.

Carro autónomo da Uber atropela mortalmente ciclista, mas pode não ter culpa
Carro autónomo da Uber atropela mortalmente ciclista, mas pode não ter culpa
Ver artigo

Em Portugal, depois de um ano da proposta ter começado a ser preparada, foi recentemente aprovado no Parlamento, o diploma de regulamentação dos transportes em veículos descaracterizados (TVDE). A legislação aguarda a apreciação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.