Interagimos uma média de 2.617 vezes com o nosso smartphone por dia, o que dá um total de cerca de 145 minutos de utilização ou quase duas horas e meia, divididos por 76 “sessões”, revela um estudo recente.

Mas o valor pode chegar a uma média de 5.427 toques por dia, se a análise tiver em conta os chamados eavy users, que perfizeram 10% dos norte-americanos, utilizadores da plataforma Android, inquiridos pela dscout para o estudo. Neste caso, gastam-se cerca de 225 minutos por dia, ou três horas e 45 minutos, divididos em 132 sessões diárias.

Refira-se que, entre o conjunto de interações tidas em conta para os resultados estão desde os toques no ecrã, à escrita, passando pelos deslizes de “páginas”, o zoom da visualização, etc.

A dscout indica que a utilização do smartphone tem um primeiro pico às 12h00 e depois se mantém elevada até que se regista um outro pico, próximo das 17h00.

Os serviços mais utilizados são o Facebook, com 15% das interações, mensagens em geral, com 11%, a visualização do ecrã inicial do dispositivo, com 9%. Depois surge o Google Chrome, com 5%, e serviços como o Instagram, o WhatsApp, o Gmail ou o Messenger do Facebok, todos com 3% .

A análise revela também que os jogos são o tipo de aplicações que mais contribui para o volume de toques no telefone (80%), seguidos das apps de compras, de saúde e fitness, redes sociais e de encontros.