A versão “Pro” dos AirPods da Apple chegou ao mercado no passado dia 30 de outubro. Os pequenos auscultadores custam 279 euros, permitindo aos utilizadores não só tirarem partido de um design atualizado, mas também de funcionalidades como a tecnologia de cancelamento ativo de ruído presente nos auscultadores, além de serem à prova de água.

Os especialistas da iFixit decidiram investigar se a nova aposta da empresa da maçã na área dos auscultadores sem fios consegue ser, pelo menos, ligeiramente mais fácil de reparar do que a sua versão anterior. Recorde-se que os AirPods 2 ganharam um zero no que toca à sua pontuação de reparabilidade, significando que estão desenhados para serem impossíveis de consertar sem serem completamente destruídos.

Tendo em conta a sua experiência com as gerações anteriores, a iFixit pediu ajuda à Creative Electron, uma empresa especialista em raio-X, para poder olhar para o interior dos AirPods Pro antes de os abrir.

De instrumentos em riste, os especialistas começaram por remover o único componente que pode, de facto, ser substituído: as pontas de silicone que ajudam a isolar o som. De seguida, passaram para o interior dos AirPods, uma tarefa que requereu muita minúcia, devido ao tamanho reduzido e sensibilidade dos elementos que os compõem.

Além de ter encontrado uma bateria de 3,7 V, a mesma que existe nos Galaxy Buds da Samsung, a iFixit deparou-se com uma situação caricata. Ao separar um dos cabos interiores de uma camada de cola, os AirPods decidiram soltar um pequeno "guincho", algo que deu a entender aos especialistas que estariam provavelmente a sobrecarregar a driver dos altifalantes.

Para chegar aos componentes que se encontravam no “pé” dos auscultadores, assim como aos que se encontram no interior da caixa de transporte e carregamento, os técnicos tiveram de recorrer à força. A estratégia pode ter compensado, no entanto, quando a análise chegou ao seu fim, o equipamento estava para lá do ponto de poder voltar a ser reparado.

Pontuação de reparabilidade dos AirPods Pro
iFixit: AirPods 2 são impossíveis de reparar sem os destruir...
iFixit: AirPods 2 são impossíveis de reparar sem os destruir...
Ver artigo

No que toca à pontuação de reparabilidade, a iFixit atribuiu aos AirBuds Pro um zero. Tal como sucedeu com os seus predecessores, os novos auscultadores sem fios da Apple não foram criados para receberem manutenção.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.