Amanhã, 8 de outubro, o mais recente smartphone topo de gama da Huawei vai chegar ao mercado português. O Mate S é o mais recente exemplo de que a tecnológica chinesa está a tentar chegar junto dos consumidores não apelas pelos ‘números’ das especificações técnicas, mas também pelo cuidado que tem investido no design e construção dos equipamentos.

A estrutura do equipamento é toda em metal e o ecrã tem uma pequena curvatura nas extremidades para que a haja um elemento de continuidade entre as partes.

Por 699,90 euros - preço do mercado livre - os consumidores garantem um smartphone com um ecrã de 5,5 polegadas e resolução Full HD, processador de oito núcleos, 3GB de RAM e sensor fotográfico de 13 megapíxeis.

Amanhã os interessados vão encontrar dois modelos disponíveis nas lojas: versões do smartphone com 32GB de armazenamento e disponíveis ou em cinzento ou na cor champagne.

A tecnológica asiática gaba-se ainda do leitor de impressões digitais que colocou na parte traseira do equipamento: além de permitir desbloquear o smartphone de forma rápida, o sensor serve por exemplo como botão para tirar selfies ou como um trackpad de navegação entre fotografias.

Ao TeK a Huawei disse estar a trabalhar para disponibilizar mais versões do smartphone em Portugal: não só em cores diferentes, mas também com características diferentes.

Um destes modelos que pode chegar até aos portugueses é o Mate S com um ecrã Force Touch - aquele que mais deu que falar na IFA. Outra versão que ainda está a ser avaliada para o mercado português a versão Dual SIM do dispositivo.

Enquanto não chegam mais Mate S, os portugueses podem ir apontando baterias a outro telemóvel da Huawei. O G8 chega no final do mês de outubro, não havendo ainda uma data definida para a sua estreia. O preço, esse, já está definido: 499,90 euros.

As características do G8 são um ecrã de 5,5 polegadas com resolução HD, processador com um total de oito núcleos, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento e sensor fotográfico de 13 megapíxeis.

Rui da Rocha Ferreira