No dia em que se assinala o 50º Dia da Terra, o mundo digital também não foi esquecido na iniciativa Digital Cleanup Day. O desafio é cumprir quatro etapas, apagar o "lixo" dos equipamentos e, assim, contribuir também para o ambiente. Como? Aumentando a "esperança média de vida" dos gadgets.

Se "inspecionar" os equipamentos que tem à sua disposição poderá perceber facilmente que existem ficheiros como fotografias, vídeos e aplicações que poderão ser eliminados. O primeiro desafio é que "limpe" o smartphone, por exemplo, eliminando aplicações ou jogos que não usa há algum tempo ou a que recorre muito poucas vezes, ou fotografias duplicadas. Assim, a performance do telemóvel poderá melhorar bastante.

O Dia da Terra 2020 passou para o mundo digital. Saiba o que pode fazer para ajudar a proteger o planeta
O Dia da Terra 2020 passou para o mundo digital. Saiba o que pode fazer para ajudar a proteger o planeta
Ver artigo

O laptop é o "alvo" seguinte, sendo proposto que apague ficheiros duplicados ou que já não são úteis, mas o email não é esquecido. O terceiro desafio passa por gerir a sua caixa de entrada e, para isso, a iniciativa deixa alguns conselhos. Entre arquivar emails, analisar as newsletters que acaba por não ler e apagar conversas muito antigas, são várias as dicas.

Por fim, a última proposta passa por apostar em mais plataformas que permitem às equipas partilharem ficheiros e mantê-los guardados numa cloud. Assim que todas estas etapas tiverem sido cumpridas pode registar o seu esforço na plataforma da iniciativa.

Este ano o 50º Dia da Terra tem como mote os desafios climáticos e a preparação de um regresso à normalidade mais sustentável. Neste contexto, a organização responsável por este dia quer criar o maior movimento online em defesa do nosso planeta e o objetivo é gerar uma enorme “onda” de mobilização digital durante 24 horas, lembrando que, independentemente do lugar onde estejamos, todos podemos fazer a diferença: até nas redes sociais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.