A segurança é a razão invocada pela Apple para avançar com este programa de substituição, lançado após relatos de problemas na China com acessórios do género não legítimos e fabricados por terceiros.



Em Portugal substituir um adaptador USB não original terá um custo de 10 euros, menos 9 euros que o preço habitual. Cada utilizador só pode fazer uma troca por equipamento e tem de fornecer à marca dados de identificação do seu dispositivo Apple.



O preço para Portugal está definido no site da Apple e a possibilidade de troca está ativa desde o passado dia 16 de agosto, ao que o TeK conseguiu apurar. Para ter acesso a este preço especial é necessário recorrer a um dos distribuidores Apple autorizados.



O programa de troca de carregadores USB lançado pela Apple no início de agosto estará em vigor até ao próximo dia 18 de outubro. Pode ser usado por qualquer cliente da marca que use um acessório não original no seu iPod, iPhone ou iPad sobre o qual tenha dúvidas em relação à segurança.




No site a Apple também explica que nas lojas não é possível ter informação sobre a segurança de adaptadores não originais e aproveita para explicar como pode o cliente certificar-se que o seu acessório é legítimo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico