Sem nada que o fizesse prever e sem a precedência de rumores, a Apple anunciou um novo iPod Touch de quinta-geração que tem como particularidade a ausência do sensor fotográfico traseiro. Disponível apenas em cinzento, este modelo do leitor multimédia pode ser visto como um iPod Touch low cost.

A perda da câmara e a redução do armazenamento interno para 16GB em comparação com os 32 ou 64GB dos modelos de quinta geração, fizeram com que o preço do novo iPod baixasse dos 329 euros para os 249 euros, uma diferença de 80 euros.

Nas restantes especificações o mais recente iPod Touch é em tudo semelhante aos modelos anunciados em setembro do ano passado: ecrã Retina de quatro polegadas com uma resolução de 1136x640 píxeis, processador A5 de dois núcleos a 800Mhz, 512MB de RAM e sensor fotográfico frontal de 1,2 megapíxeis.

[caption]iPod Touch[/caption]

A bateria é a mesma, de 1030 mAh, que promete oito horas de reprodução vídeo ou 40 horas de reprodução de música. No tamanho e na espessura as dimensões são as mesmas, havendo apenas uma perda de dois gramas no peso em relação aos iPod de quinta geração originais.

Sem suporte a redes móveis, mas com Wi-Fi integrado, o iPod Touch é uma alternativa mais barata para quem quer explorar o ecossistema de aplicações da Apple.

Com a chegada do novo iPod, os modelos de quarta-geração perderam espaço de manobra na página oficial da Apple Portugal. Os utilizadores que entrarem na secção dos iPod Touch só vão encontrar informações e botões de compra para as variantes de 16, 32 e 64GB de quinta geração.

Nota de redação: foi corrigida uma gralha no texto


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico