Os rumores não param para os lados de Cupertino, na Califórnia, e os mais recentes dão conta de que a Apple pode ter novidades para apresentar na área da realidade aumentada e virtual, mais especificamente duas.

A empresa liderada por Tim Cook terá informado os fornecedores que já não está a trabalhar numa próxima versão dos Vision Pro, mas sim num headset de realidade mista mais barato, com data de lançamento prevista para em 2025.

Recorde-se que os Vision Pro foram lançados em fevereiro de 2024 e, embora tenham recebido muitas críticas positivas, também houve falhas apontadas, acompanhadas do pouco convidativo preço entre os 3.499 e os 4.800 dólares.

Visão raio-x do interior do Apple Vision Pro mostra tecnologia de ponta do headset
Visão raio-x do interior do Apple Vision Pro mostra tecnologia de ponta do headset
Ver artigo

A estreia dos Apple Vision Pro teve direito a uma “fornada” de memes. Veja alguns dos melhores na galeria de imagens.

De acordo com o artigo do The Information, o novo headset da Apple AR/VR manteria o ecrã de alta resolução, mas cortaria noutros componentes. Além disso, há também o objetivo de tornar o headset pelo menos 33% mais leve - dando resposta a uma das críticas menos positivas mais comuns ao sistema.

A Bloomberg coloca o futuro headset da Apple numa faixa de preço entre 1.500 a 2.500 dólares.

É igualmente a Blomberg que avança um segundo rumor quanto às intenções da Apple, desta vez sobre os “esforços renovados” para desenvolver os seus próprios óculos de realidade aumentada.

O lançamento de tal gadget poderá acontecer “algures” em 2027, embora tal não seja considerada uma meta realista de momento, face a desafios técnicos como miniaturizar a tecnologia para caber numa armação de óculos “normais” ou a necessidade de redirecionar colaboradores para dedicar ao projeto do headset mais barato, comenta-se.

E regressando à atualidade, o headset de realidade mista "que temos" chega na próxima sexta-feira, dia 28 de junho a novos mercados. Com Portugal de fora, o sistema Vision Pro fica disponível na China, Japão e Singapura. A partir de 12 de julho é a vez da França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Canadá.

Os óculos de realidade mista da Apple contam com o novo sistema operativo visionOS 2apresentada oficialmente durante o WWDC 2024. A atualização para o headset de realidade mista conta com novos gestos de controlo com as mãos e um recurso para transformar qualquer imagem da galeria numa "foto espacial", com efeitos de profundidade e movimento.

O principal destaque do visionOS 2 vai para as "imagens espaciais", que permite transformar fotografias comuns em representações tridimensionais. Com apenas um toque no ecrã, o sistema identifica os elementos centrais da foto e cria um efeito de profundidade, proporcionando uma experiência imersiva ao utilizador.

Clique nas imagens para conhecer as novidades que a Apple destaca no visionOS 2

Com mais de 2.000 apps dedicadas e diversas melhorias em muitas delas, o visionOS 2 é apresentado pela Apple como uma atualização que oferece uma nova dimensão de usabilidade e personalização aos utilizadores dos Vision Pro.