"Após debate e conforme solicitado (na terça-feira) pela ANFR [Agência Nacional de Frequências], a fabricante Apple garantiu-me que implementaria nos próximos dias uma atualização no iPhone 12", avançou o ministro francês da Transição Digital e das Telecomunicações, Jean-Noël Barrot, em declarações à agência France-Presse (AFP).

A agência governamental francesa ANFR exigiu que a gigante tecnológica californiana Apple retirasse o iPhone 12 do mercado francês esta semana, após ter concluído que o aparelho emite níveis excessivos de radiação eletromagnética.

A ANFR ordenou à Apple "que implemente todos os meios disponíveis para reparar rapidamente esta avaria" ou a empresa teria de recolher os telemóveis já vendidos em França.

Bélgica pode juntar-se à França e suspender vendas do iPhone 12 por causa dos níveis de radiação
Bélgica pode juntar-se à França e suspender vendas do iPhone 12 por causa dos níveis de radiação
Ver artigo

Recorde-se que, ainda ontem, o secretário de Estado belga da digitalização confirmou que o país pediu às entidades competentes do país para reavaliarem os riscos para a saúde do iPhone 12 e admite que o país possa seguir França, na decisão de suspender temporariamente as vendas do equipamento.

regulador alemão também já comentou o assunto, considerando que o trabalho feito em França pode servir de referência a toda a Europa e admitindo que o país analisará o tema, se as conclusões alcançadas em França se revelarem sólidas. Em Itália, o caso está também a ser acompanhado, ainda segundo a Reuters, mas sem medidas previstas, pelo menos por enquanto.

Clique nas imagens para recordar o iPhone 12