A Apple e os reparadores oficiais da marca vão deixar de aceitar smartphones para reparação, que estejam referenciados como equipamentos perdidos. A informação está a ser avançada pela MacRumors, que terá tido acesso a uma nota interna da Apple para as lojas parceiras da marca.

Segundo esta informação, a referência para verificar se um equipamento deve ou não ser reparado é a consulta do registo de equipamentos da GSMA - uma associação internacional que representa o sector móvel. Essa informação também pode ser consultada nos sistemas usados pelas lojas para prestarem serviços aos clientes (MobileGenius ou GSX).

O registo da GSMA é uma base de dados global, alimentada por todos os operadores móveis, com números de série dos equipamentos móveis vendidos. Dela também consta informação sobre o estado de cada equipamento. Quando alguém faz queixa do roubo de um telemóvel às autoridades, por exemplo, essa informação, idealmente, é acrescentada a esta base de dados. Acontece o mesmo quando uma perda é reportada pelo cliente.

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Esta medida junta-se a outras que a Apple já tem em prática para impedir o acesso a equipamentos da marca, por alguém que não seja o seu legítimo proprietário. A empresa já exigia que os seus técnicos só aceitem remover o sistema de bloqueio de ecrã, se quem o solicita puder fazer prova de que comprou o equipamento.

A Apple também já não repara smartphones classificados pelo proprietário como perdidos na aplicação Find My /Encontrar, uma opção que, uma vez ativada, bloqueia o acesso ao equipamento, até que o próprio utilizador possa desbloqueá-lo.

Esta funcionalidade pretende ser uma ajuda para quem perde o equipamento poder mais facilmente encontrá-lo, a partir dos registos de localização. Ao longo do tempo a Apple tem-lhe acrescentado funcionalidades para se tornar cada vez mais útil e segura, caso quem encontre o dispositivo não seja o legítimo dono. A app Find My também já está disponível para outros dispositivos, como AirPods.