Após o anúncio do watchOS 3 na recente conferência de programadores Apple, onde também ficámos a conhecer o novo iOS 10, eis que surge agora a hipótese de lançamento da segunda versão do Apple Watch em setembro.

O rumor aparece no seguimento de “encomendas e carregamentos de chips e componentes para a segunda geração do Apple Watch que estão previstos começarem no início do último quadrimestre deste ano”, segundo fontes citadas pelo site Digitimes.com.     

Isto pode querer dizer que setembro é uma hipótese quanto à data de lançamento do Apple Watch 2, altura em que se prevê que a marca da maçã “liberte” também o sistema operativo watchOS 3 e o tão esperado iPhone 7, diz o site Techradar.com.  

As mesmas fontes revelam ainda que as mesmas encomendas relativas ao possível Apple Watch 2 “são mais elevadas do que era esperado”, apontando para quantidades que podem corresponder a um ritmo de envio de dois milhões de unidades por mês.

Quanto ao novo watchOS 3, com data já fixada para o outono, traz várias funcionalidades novas e que prometem melhorar o desempenho do smartwatch, diz a Apple. Está prevista uma nova dock inicial para acesso mais rápido às apps mais utilizadas e possível de configurar com os elementos desejados pelo utilizador.

Ficar a pressionar o botão lateral do smartwatch acionará uma chamada de emergência em situações de perigo e há ainda algumas apps nativas novas, entre as quais se destacam o Breathe (que propõe exercícios de relaxamento após um dia de trabalho intenso, por exemplo) e o Activity, que monitoriza a atividade física do utilizador e permite partilhar esses registos nas redes sociais e com amigos.    

Entretanto, enquanto não chega o novo smartwatch da Apple, relembre através das imagens abaixo a primeira versão, atualmente à venda com preços a partir dos 379 euros e muitas opções de personalização.