A partir de 10 de abril a Apple começa a aceitar reservas para o novo Apple Watch. No dia 24 de abril o relógio chega ao primeiro conjunto de mercados, nove no total. Mas mais se seguirão nos próximos meses.

O dispositivo assegura 18 horas de autonomia e um sistema de carregamento por contacto com a parte traseira do dispositivo. Vai estar disponível em três coleções: Apple Watch Sport, feito num alumínio ultrarresistente e com bandas coloridas, que vai custar a partir de 349 dólares. Há também uma versão em aço (Apple Watch), com preços a partir de 549 dólares e a versão em ouro (Apple Watch Edition) que custará 10 mil dólares. Vai estar à venda apenas em mercados selecionados.

Entre as funcionalidades do relógio destaque para a integração com o Apple Pay, será possível usar o sistema de pagamentos móveis através do relógio, ou interagir com a Siri, bem como receber todas as notificações que hoje são recebidas no telemóvel, incluindo notificações das redes sociais ou notícias.

Ver informação de calendário, batimentos cardíacos, receber mensagens, lê-las e responder-lhes a partir do relógio são outras características. Graças ao microfone embutido, também é possível receber chamadas diretamente no novo relógio da Apple.

Fazer a gestão dos emails e gerir a atividade física, com relatórios semanais e mensais, que também sugerem novas atividades físicas quando o utilizador fica abaixo do desejado, foram funcionalidades igualmente destacadas pelo presidente da Apple durante a apresentação esta segunda-feira.

Já premindo um botão lateral no dispositivo será possível ligar-se a outros utilizadores com Apple Watch, graças a uma tecnologia chamada Digital Touch.

Na apresentação Tim Cook sublinhou que com este novo gadget a Apple quis "desenhá-lo para agradar às mais diversas preferências", razão pela qual apostou em diferentes opções de design. "É a peça do tempo mais avançada alguma vez criada", acrescentou.

O SDK para criar aplicações para o relógio foi lançado em novembro e desde então foram já criadas "milhares de aplicações", garantiu Tim Cook. Algumas foram mostradas durante a apresentação, bem como as funcionalidades criadas pela marca. Interações com o assistente de navegação Siri, por exemplo, ou a consulta de notificações foram funcionalidades mostradas, tal como a possibilidade de transformar o Apple Watch na chave do quarto de hotel, ou na chave da garagem e abrir a porta à distância, depois de monitorizar no ecrã do relógio as imagens das câmaras de segurança do local.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi atualizada a galeria de imagens.