A Asus acaba de anunciar o ZenFone Zoom S, que chega às lojas na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, e as expectativas são grandes, embora a marca não revele números. André Gonçalves, responsável de marketing da Asus em Portugal, garante que nos últimos anos os smartphones são a linha de produtos Asus que mais cresce, embora parte da uma base pequena.

“Já estamos na terceira geração e meia de smartphones e temos tido bons resultados. O ZenFone 2 foi um grande sucesso e o ZenFone 3 também teve bons números de vendas”, justifica em conversa com o TeK, à margem da conferência de apresentação do novo smartphone.

“O nosso core está a voltar-se para esta área. Temos uma equipa de desenvolvimento incrível, somos quase únicos no mercado nesta vertente. Na Asus somos 17 mil trabalhadores e 5,5 mil são engenheiros, quase um terço e isso reflete-se no desenvolvimento do produto que sai do nosso âmago e da evolução que fazemos. Estamos a desenvolver a tecnologia”, adianta o responsável e marketing da marca em Portugal.

Asus reforça ambições no mercado de telemóveis com o Zenfone Zoom S
Asus reforça ambições no mercado de telemóveis com o Zenfone Zoom S
Ver artigo

Sem revelar números de quota de mercado nem expectativas de vendas, André Gonçalves afirma que a estratégia da Asus é a liderança, e que a marca já é líder na adição de funcionalidades aos smartphones, colocando mais tecnologia com benefício real. E aponta a bateria e a câmara fotográfica do ZenFone Zoom S como dois exemplos desta aposta, sempre sem aumentar muito o custo do equipamento.

Os smartphones da Asus estão presentes no grande e no pequeno retalho, em lojas de grande dimensão mas também nas mais pequenas, mas o mercado de operadores continua a não ser uma realidade. “Esta é uma negociação de valor. Queremos dar mais valor ao utilizador final”, explica, mesmo sem afastar a hipótese de que venham a existir negociações e venda através de operadores de comunicações, como acontece aliás já noutros países.

E quais são as metas? André Gonçalves não é modesto: “ser número 1, o mais rápido possível”, afirma. Será difícil? Talvez não, garante. “Este é um mercado learn as you go e a forma como as marcas entram no mercado, com maior ou menor sucesso, nem consegue ser replicada […] É um mercado onde sinto muita expectativa, ainda por cima pela implementação de novos formatos e agregação de novas tecnologias que vão complementar a função de um smartphone normal. É um mundo onde nos sentimos perfeitamente à vontade e onde podemos lutar pelo número 1”, justifica.

O novo ZenFone Zoom S já está em pré-venda e neste período a Asus está a oferecer um tripod da Manfrotto a quem compra o equipamento.