Chegou o dia marcado para a Asus apresentar a terceira geração da sua linha de smartphones para gaming, o ROG Phone 3. Fugas de informação já deram a conhecer o modelo em algumas imagens, que não defere muito da versão anterior. Mantém o logotipo Republic of Gamers na traseira em luz RGB. Acompanhe em direto através do streaming oficial, ou aqui no SAPO TEK.

Tal como aconteceu com a sua gama de computadores portáteis, a Asus este ano apresentou os seus produtos envolto da temática futurista cyberpunk. E foi com um videoclip animado e colorido, repleto de ação que a Asus abriu mesmo o seu evento de apresentação do ROG Phone 3, resultando na entrada em palco do líder da empresa de forma virtual. "Mais rápido e poderoso" foram palavras de destaque para o seu próximo smartphone para gaming, e sem cerimónia tirou do bolso o equipamento mostrando-o para a câmara.

Na visão da empresa, o smartphone tem de ter um maior controlo para melhores experiências de jogo, confirmando assim as specs que circulavam: o processador Snapdragon 865 Plus 5G, até 16 GB de RAM LPDDR5. Tem ainda um sistema externo de refrigeração, acoplado na traseira chamado Aerocover 3, para manter o equipamento sempre fresco. E no seu interior o sistema Evolved GameCool 3, ajudando a "soprar" o ar quente para fora do equipamento

Foi ainda revelado um ecrã AMOLED de 6,59 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 144 Hz e na sensação de toque tem 270 Hz de Touch Sampling Rate. Confirmou-se a bateria de 6.000 mAh para alimentar o equipamento, com suporte a carregamento rápido de 30 W. As suas colunas também foram salientadas, com o sistema GameFX, com som surround a sair das laterais para maior imersão. Quanto a novidades de nova geração, o sistema de gatilhos AirTrigger 3, juntamente com um sensor de movimentos em seis formatos, formas de pressionar os botões de interação com os jogos. A tecnologia HyperFusion suporta ainda ligações de sinal 5G e também Wi-fi 6, para que as ligações online sejam rápidas e estáveis, refere a empresa.

Foi ainda mostrado que os cabos são ligados na lateral para evitar incómodos enquanto se segura o smartphone para jogar. Tem ainda dois microfone embutidos para cancelar o ruído ambiente, melhorando a comunicação. A empresa tem uma ambição de criar uma comunidade de jogadores em mobile, e com isso a ferramenta ROG Connect.

tek rog phone 3

O smartphone tem um sistema de três câmaras na traseira, e uma frontal de 24 MP. Quanto às lentes na traseira, a principal é um sensor Sony IMX 686 de 64 MP e uma abertura de 1.8; uma segunda grande angular de 13 MP e uma terceira macro. Tem ainda um microfone direcional embutido no conjunto.

A acompanhar o smartphone, a Asus tem preparado uma linha de acessórios que incluem um monitor portátil o ROG Strix XG16 de 15 polegadas e 144 Hz de taxa de refrescamento. O ecrã pode servir não só como suporte ao smartphone, como outro portátil da empresa e pode ser usado na vertical ou colocado como se fosse uma moldura, em cima da mesa. Este ecrã tem ainda uma bateria interna de 7.800 mAh e ligações USB-C e Micro HDMI.

Há ainda um par de auriculares com cancelamento de ruído. Já o gamepad ROG Kunai 3 encaixa no smartphone dois comandos, bebendo "demasiada" inspiração no sistema da consola Switch da Nintendo. A Asus revelou ainda o teclado mecânico ROG Falchion para os jogadores que queiram uma experiência mais próxima do PC, igualmente envolvido no sistema de iluminação Aura Sync e uma resposta de 2,4 GHz RF. A marca promete cerca de 400 horas de vida numa única carga.

tek Asus ROG Phone 3
O smartphone apresenta seis tipos de pressões nos seus gatilhos.

A versão do ROG Phone 3 com 16 GB RAM e 512 GB de armazenamento interno custará 1099 euros. Já a versão com 12/512 GB custará 999 euros, e no caso dos mercados que receberam o serviço Google Stadia, será oferecido três meses gratuitos. Por fim, há ainda uma versão "lite", o ROG Phone 3 Strix Edition com o processador Snapdragon 865 "normal", com 8/256 GB por 799 euros. Os smartphones já estão disponíveis em Portugal, acessíveis através do website da Asus.

Em antevisão

Como novidade apresenta um alinhamento de três câmaras na traseira, com uma lente principal de 64 MP. Ainda pelo que se sabe, o smartphone poderá estar entre os primeiros smartphones a serem alimentados pelo novo Snapdragon 865+ da Qualcomm. O novo chip de 7 nanómetros é apontado como 10% mais poderoso, comparado com a versão standard.

O equipamento poderá ter 16 GB de RAM LPDDR5 e armazenamento USF 3.0 de 512 GB. É ainda referido que o ecrã será um AMOLED de 6,59 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 144 Hz. E para alimentar o monstro, uma bateria de 6.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 30 W.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.