Antecipando o Mobile World Congress que se vai realizar em Barcelona, no início de março, a Asus já colocou na mesa o seu próximo smartphone topo de gama, o Zenfone 12 Ultra. Sem grande espanto, o smartphone está equipado com hardware de topo e as ferramentas de inteligência artificial são a bandeira do modelo.

Mas o que há de novo? Para começar, o smartphone é alimentado pelo processador Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, o que significa o acesso ao NPU para processamento no equipamento. A partir daqui tudo funciona à lei da inteligência artificial. O sistema de rastreamento através de IA garante que durante a captura de fotos ou gravação de vídeos, o sujeito esteja sempre trancado no centro da moldura.

Ainda no que diz respeito à fotografia, os fãs de fotografia em modo moldura também vão ser assistidos por IA. E o modo de vídeo em moldura promete imagens com tom cinematográfico. A IA deteta os objetos na traseira e podem realça-los ou criar efeitos desfocados em forma circular ou oval. Ainda no que diz respeito ao vídeo, a IA promete reduzir o ruído, clareando o som das vozes em tempo real.

Veja na galeria imagens do Asus Zenfone 12 Ultra:

Esta estabilidade deve-se também ao estabilizador gimball de seis eixos de quarta geração, que trabalha juntamente com o algoritmo HyperSteady EIS. A Asus garante que a estabilização de imagem foi melhorada em 66% face à geração anterior. O equipamento tem ainda zoom ótico de 3X e digital 10X corrigido pelo sistema AI HyperClarity.

Obviamente que a ferramenta de apagar elementos das fotografias conta com a IA. O sistema Magic Fill apaga rapidamente os objetos, bastando fazer um círculo em seu redor. Imagens que fiquem desfocadas também podem ser reparadas pela inteligência artificial, no sistema AI Unblur. A Asus sempre gostou de oferecer efeitos de luz como ferramenta criativa e a IA dá uma ajuda a criar desfoques artísticos em torno dos sujeitos.

As ferramentas de tradução e transcrição por IA estão também presentes no equipamento, ainda em testes beta. Também as traduções de chamadas em tempo real ou conversação por mensagens estão em testes beta que já se pode aceder.

Veja o vídeo:

O módulo fotográfico conta com um trio de lentes, começando pela principal de 50 MP, um sensor Sony Lytia 700, com estabilizador de seis eixos e zoom de 2X. Tem uma câmara telefoto de 32 MP, com zoom ótico de 3X e estabilizador OIS. Por fim, tem uma câmara ultra grande angular de 13 MP, com um campo de visão de 120º. Na frente, a câmara de selfie tem 32 MP e 90º de campo de visão.

O smartphone conta com 16 GB de RAM LPDDR5X e até 512 GB de armazenamento interno UFS 4.0. O equipamento tem uma bateria de 5.500 mAh, com suporte a carregamento rápido de 65 W HyperCharge ou 15 W via wireless. O equipamento tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas, com um pico de brilho de 2.500 nits e 107% de palete de cores DCI-P3.

O smartphone vai chegar em breve a Portugal, a partir de 1.099 euros.