Depois de apresentar o seu novo smartphone mais poderoso, direcionado a um público de gamers, o ROG Phone 6, a Asus revelou o Zenfone 9, o modelo da linha principal da marca. Uma das características focadas é a sua utilização em diferentes cenários e nas férias, sendo um modelo à prova de água. Tal como na geração anterior, a Asus mantém a aposta num equipamento compacto, mas equipado com hardware e funcionalidades de topo.

A aposta na câmara dupla, tal como o equipamento anterior manteve-se, mas a fabricante procura introduzir novidades no seu design. Em vez de apostar num modelos com 7 polegadas, os gigantes do mercado, a Asus pretende quebrar as tendências e oferecer um smartphone mais pequeno e compacto, que funcione com apenas uma mão. O modelo oferece cantos arredondados para facilitar a sua utilização e caber em qualquer bolso. É mais pequeno, mas também mais leve e confortável de utilizar. A sua textura na capa traseira evita impressões digitais e é agradável ao toque, afirma a Asus.

Veja na galeria imagens do Asus Zenfone 9:

A marca diz que fez algumas alterações na interface, mudando ainda o sensor de impressões digitais para a lateral do equipamento. Este botão Zen é multifacetado, assumindo uma pressão simples, duplo toque ou pressão firme, com funcionalidades independentes. E o botão ainda deteta o deslizar do dedo, permitindo abrir notificações, navegar pela internet e outras funções com movimentos simples. Tudo centrado em apenas um botão, incentivando a utilização do smartphone com uma única mão.

No ecrã da câmara fotográfica pode também deslizar o dedo para fazer zoom e aceder a outras opções. Aliás, todas as funcionalidades do smartphone parecem ter sido desenhadas para serem utilizadas com uma mão. A traseira do equipamento tem uma funcionalidade tátil que permite aceder a um vasto leque de opções através de toques simples.

O zenfone 9 tem uma câmara principal angular Sony IMX766 de 50 MP com estabilizador de imagem IOS. O sensor permite a entrada de mais luz e por isso melhor qualidade de imagens, segundo a marca. A segunda câmara é uma ultra grande angular de 12 MP com autofoco. O sistema permite gravar vídeo 8K a 24 FPS ou 4K até 120 FPS. A câmara selfie é de 12 MP com tecnologia Dual Pixel PDAF, permitindo gravar vídeo 4K a 30 FPS.

Um dos aspetos que a Asus destacou foi o seu estabilizador Gimball de seis eixos embutido no próprio smartphone. Este sistema ativo de estabilização garante vídeos sem tremer, corrigindo até 3º os movimentos quando filma a correr ou percorre pisos acidentados. Para ajudar, o equipamento utiliza ainda um algoritmo de estabilização de imagem, evitando dessa forma o investimento num acessório externo.  O smartphone é compatível com HDR 10+, garantindo imagens mais naturais e dinâmicas.

A Asus afirma ainda que as duas colunas do equipamento são as mesmas do ano passado, mas tem algumas novidades tecnológicas no processamento de áudio a nível de software, incluindo predefinições para perfis e equalizadores para os utilizadores ajustarem o som ao seu gosto. Apesar de compacto, a Asus manteve o jack 3,5 para ligação de auscultadores com fio. Tem um ecrã AMOLED de 5,9 polegadas da Samsung, com taxa de refrescamento de 120 Hz , 112% de compatibilidade de palete de cores DCI-P3. O seu ecrã tem 1.100 nits de brilho, ideal para usar em locais com muita iluminação.

Tal como o seu primo de gaming, o smartphone apresenta um processador Snapdragon 8+ Gen1, até 16 GB de memória RAM LPDDR5 e até 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1. Com esta configuração, a Asus diz que os utilizadores vão ficar bem servidos no gaming. Com uma aposta num sistema de refrigeração de nova geração e uma bateria de 4.300 mAh, a Asus diz que o smartphone tem uma autonomia de 8,1 horas para jogar, 18,5 horas para assistir vídeo ou 12,4 horas a navegar pelas redes sociais. Utiliza carregamento rápido através de USB-C, prometendo totalidade da bateria em meia hora.

O novo smartphone tem uma capa que funciona igualmente como moldura, permitindo colocar o smartphone em pé para assistir um filme. Esse acessório serve ainda como encaixe especial para alças de mochilas, preparado para ser utilizado com uma mão, sem o retirar. Tem ainda um elástico para manter o equipamento seguro, retirá-lo rapidamente usar para captar uma fotografia e voltar a guardar. Estas funcionalidades para quem gosta de passeios pelo campo, são ainda brindadas com a certificação IP68, à prova de água.

O smartphone chega ao mercado por 799 euros, para a versão de 8/128 GB. Para já apenas foi revelado um único equipamento, sem mencionar qualquer versão Pro do Zenfone 9.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 15h15.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.