O objetivo é o mesmo: aumentar a performance nos videojogos, mas ao mesmo tempo poupar energia no consumo da bateria, e tanto quanto possível reduzir o aquecimento. Esta era a dica que a Asus já tinha deixado anteriormente para o seu ROG Phone 6, a linha de smartphones direcionado ao gaming, que agora foi atualizado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1. A fabricante marcou hoje na agenda a revelação de todos os detalhes, seguindo-se à Xiaomi, que ontem foi a primeira a confirmar o novo chip da Qualcomm.

A Asus disse anteriormente que o novo sistema oferece diversos recursos do Snapdragon Elite Gaming, recorrendo ao GPU Adreno da Qualcomm. A marca destaca um aumento de 50% no desempenho e mais 50% de eficiência energética. A Asus diz que o novo CPU melhora o desempenho de 15% em comparação ao anterior Snapdragon 888 que alimentou o anterior ROG Phone 5. Além disso, vai permitir prolongar até mais 70 minutos de jogo ou ouvir música por mais 14,5 horas.

Tal como as mais recentes apresentações, a Asus utiliza um cenário de metaverso, e SY HSU, o CO-CEO da Asus diz que representa o pináculo da experiência de gaming, confirmando o novo processador. A Asus diz que o novo processador foi desenhado para elevar o gameplay de jogadores profissionais a um novo patamar. Promete uma performance do GPU Adreno em 50% face ao anterior 888. Os developers ganham novas ferramentas para introduzir nos jogos. E os gamers ganham acesso a novas experiências, conetividade total para jogos multijogador e ainda recursos oferecidos pelo cloud gaming.

Veja na galeria as imagens da apresentação do smartphone:

A Asus tem assim dois modelos, a versão standard e Pro, num design que promete ser sofisticado e bem construído. É ergonómico de o utilizar nas mãos, sobretudo quando pegado na horizontal para jogar. Na traseira tem LEDs luminosos, como é habitual nos modelos da marca. A performance é o aspeto mais importante do equipamento e isso é garantido pelo novo chip Snapdragon 8+ Gen 1, prometendo menor latência, suportando a nova configuração de memórias de 18 GB LPDRAM. Não faltaram os números e 1.126.983 pontos no benchmark da AnTuTu, prometeu a empresa. 

A componente térmica é outro aspeto importante, aquele que a empresa diz ser o desafio mais difícil de ultrapassar, a forma de baixar a temperatura dos equipamentos, enquanto se puxa pelo equipamento ao máximo. Considera que os smartphones ainda não apanharam as consolas ou PC, mas começam a precisar de uma atenção redobrada, uma vez que hardware mais poderoso não chega. A empresa diz que precisou pensar fora da caixa com o seu Gamecool 6. Deve ser considerado o tempo de jogo, incluindo várias horas, e aqui está o desafio.

O seu novo sistema oferece uma nova estrutura térmica, com o objetivo de puxar o calor dos componentes vitais, como o CPU e memórias. Foi usado um composto usado em aviões e automóveis elétricos no interior do equipamento, projetado para durar vários anos e capaz de absorver até 10º graus de calor adicionais. O segundo desafio é espalhar o calor pelo equipamento, até que seja dissipado. Foi aumentado e 30% a câmara de vapor, para que passe por todos os recantos do equipamento.

A Asus promete manter os números de FPS, durante muito tempo, sem que o equipamento entre em aquecimento. Ainda assim, a Asus admite que não há milagres e que jogar mais do que meia hora vai significar subidas de temperatura, mas promete manter o mais frio possível. Para tal, há um novo periférico, o Aeroactive Cooler 6, um equipamento que se encaixa no exterior do smartphone para ajudar a arrefecer o smartphone, desta forma permite descer até 25º o calor da traseira do smartphone. O pequeno dispositivo pode ser regulado dinamicamente mediante a utilização dos jogadores.

Veja na galeria imagens oficiais do Asus ROG Phone 6 

O novo ecrã AMOLED da Samsung de 6,78 polegadas, capaz de oferecer uma taxa de refrescamento de 165 Hz, tem tecnologia Always-On HDR, palete de cores Delta-E, 111% de compatibilidade de cores DCI-P3, HDR-10+ e ainda proteção do vidro Gorilla Glass Victus. A taxa de refrescamento é dinâmica, mediante as necessidades. A Asus está a trabalhar com os estúdios para otimizar os jogos para uma experiências fluída, sobretudo nos títulos competitivos.

Os novos botões Airtriggers 6 permitem nove tipos de pressões e movimentos, incluindo pressão a fundo e disparar quando se larga o botão. O uso do giroscópio está melhor integrado nos jogos, oferecendo uma experiência mais imersiva.

Ainda sobre o Aeroactive Cooler 6, o periférico acrescenta quatro botões físicos ao smartphone, inspirados nos gatilhos dos comandos das consolas. Ou pode ser utilizado como suporte de moldura, caso queira pousar o equipamento no móvel para assistir a um filme. O feedback háptico também foi melhorado, com motores mais potentes. E na traseira, o segundo pequeno ecrã pode ser configurado para mensagens, notificações, chamadas recebidas ou mesmo informações diretas dos jogos. A iluminação Aurora RGB Lightning oferece um look futurista ao smartphone, juntamente com packs temáticos de wallpapers e screen savers para personalizar o smartphone.

ROG Phone 6
ROG Phone 6

O smartphone tem IPX4, certificado que permite resistir a pingos da chuva. O Armoury Crate é um pacote de ferramentas, que permite aos jogadores configurar controlos ou opções do smartphone. Pode configurar para poder responder a mensagens, sem deixar de jogar os jogos. O Adreno Control Panel da Qualcomm é uma ferramenta de otimização gráfica para melhorar a experiência. E quanto à bateria, tem 6.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 65 Watts. Na verdade, o smartphone tem duas baterias de 3.000 mAh, divididos pela sua base. A Asus promete uma otimização de software e hardware para poupar bateria. O ROG 6 suporte HDMI para ligar a um monitor ou televisor, reduzindo a latência das habituais ligações wireless. O seu sistema de áudio foi também otimizado com o sistema GameFX Audio, seja através das suas colunas como via headphones, mantendo a ligação 3,5 mm para ligar por fio.

Relativamente às câmaras, o ROG Phone 6 tem um módulo com três lentes, sendo a principal uma lente Sony IMX 766 com grande angular de 50 MP, uma secundária ultra angular de 13 MP e uma câmara macro. Suporta modo de vídeo HDR10+ e outras melhorias de imagem via software. Já a sua câmara frontal é de 24 MP, ideal para fazer streamings ou videochamadas em grupo.

Com estas especificações, a Asus promete que o seu novo smartphone tem características superiores a alguns dos portáteis e PCs disponíveis no mercado. Juntamente com o ROG Phone 6, a marca introduz os auriculares wireless ROG Cetra, com um adaptador especial para ligar por fio, quando necessário. A tecnologia Snapdragon Sound garante som superior. Um toque no auricular liga o modo gaming, baixando a latência da ligação. Promete diversos sistemas de redução de ruído. Ao usar o fio tem maior controlo sobre o som e diferentes modos de jogo. O microfone utiliza IA para reduzir sons indesejados até 95%, um sistema que utiliza os fios.

Os auscultadores Delta S Wireless da Asus já tinham sido revelados e prometem cancelamento de ruído e alcance de 25 metros. O sistema permite uma conexão sem fios através do modo de latência baixa de 2.4 GHz e Bluetooth, podendo ser utilizado tanto no PC, consolas e equipamentos mobile. O headset apresenta almofadas ergonómicas em forma de D, que a Asus diz serem confortáveis.  marca diz que os seus auriculares estão equipados com microfones AI Beamforming ocultos, para que trabalhem o cancelamento de ruído através de inteligência artificial, para uma comunicação mais clara. O headset promete uma bateria com até 25 horas de duração, o que será suficiente para longas sessões de jogo até voltar a necessitar de o colocar em carregamento. O equipamento suporta carregamento rápido, prometendo três horas de utilização com 15 minutos de carga.

O ROG Phone 6 chega ao mercado por 999 euros, na versão de 12/256 GB e 1.149 euros para 16/512 GB. O modelo Pro custa 1.299 euros, numa configuração de 18/512 GB.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informações e imagens. Última atualização 14h12.