O BlackBerry 9720 é o mais recente smartphone da tecnológica canadiana e destaca-se de todo o alinhamento de 2013 da empresa por ser o primeiro equipamento a ser lançado sem o BlackBerry 10, a mais recente versão do sistema operativo móvel. Com teclado QWERTY e tecla dedicada ao BlackBerry Messenger, o telemóvel parece destinar-se a um segmento de utilizadores mais jovem.

Depois de ter lançado no Z10, o Q10 e o Q5, todos com o BB 10, a empresa liderada por Thorsten Heins recua no tempo e lança o modelo 9720 com a versão 7.1 do sistema operativo.

Com um ecrã sensível ao toque de 2,8 polegadas e uma resolução de 480x360 píxeis, o BlackBerry 9720 tem ainda uma tecla de navegação central além das restantes 35 teclas retroiluminadas. O processador é de 800Mhz, a memória RAM de 512MB, o sensor fotográfico traseiro é de cinco megapíxeis e o telemóvel suporta redes 3,5G.

[caption]BlackBerry 9720[/caption]

O equipamento vai chegar à Europa, Ásia, Médio Oriente, África e América Latina nas próximas semanas, segundo o comunicado da empresa, e ainda não tem um preço de comercialização definido. O TeK já contactou a BlackBerry para saber se o equipamento vai chegar ao mercado português.

A escolha pelo sistema operativo BlackBerry 7.1 acaba por ser o grande elemento diferenciador dos últimos dispositivos lançados pela tecnológica canadiana. Numa altura em que o BB10 deveria ser a única aposta da empresa, chega mais um telemóvel com um sistema operativo datado.

É possível que o BlackBerry 9720 já estivesse numa fase avançada de desenvolvimento, mas também podia ter sido cancelado para não canibalizar o Q10 e Q5.

A empresa está neste momento a discutir uma possível saída da bolsa de valores, uma venda a outras empresas ou o licenciamento de software.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.