Todos querem um lugar ao sol "na praia" dos wearables e isso inclui marcas de relógios já estabelecidas no mercado como a Tag Heuer, a Swatch e agora a Casio, que acaba de anunciar a intenção de lançar o seu próprio smartwatch.

Segundo o The Wall Street Journal, o dispositivo será acima de tudo um relógio, que deixa as funcionalidades inteligentes para segundo plano.

No passado a Casio introduziu um monitor de frequência cardíaca em relógios, um conceito que na altura não vingou mas que a marca pode estar a agora a querer recuperar.

"Às vezes nós mostramos funcionalidades peculiares e depois acabamos por tirá-las dos produtos quando não vendem bem", admitiu Kazuhiro Kashio, presidente da empresa ao WSJ, sem adiantar grandes detalhes relativamente ao novo produto.

"Estamos a tentar elevar o nosso smartwatch a um outro nível de perfeição: um dispositivo que não quebre facilmente, que seja fácil de usar e que sinta bem a usar", desvendou o responsável.

De acordo com o jornal, a Casio está a trabalhar no novo smartwatch há quatro anos e durante este período rejeitou muitos protótipos, até chegar à fórmula ideal. "Eu não acho que o nosso smartwatch vá ter um sucesso instantâneo, mas queremos que ela cresça a longo prazo", defende o presidente da fabricante.

O lançamento do smartwatch da veterana marca de relógios está agendado para finais de março de 2016 e vai custar cerca de 400 dólares, um valor que ainda pode sofere alguns ajustes.