A SolidEnergy Systems, uma empresa criada por antigos membros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), descobriu uma forma de duplicar a capacidade energética das baterias de lítio, comummente utilizadas para potenciar os dispositivos eletrónicos de consumo. O MIT avança que estas baterias são mais seguras e têm o mesmo tempo de vida que as baterias tradicionais, mas conseguem reter o dobro da energia.

A instituição explica que esta bateria difere das que a antecederam, porque emprega uma fina folha de metal de lítio com uma alta capacidade de retensão energética, em lugar de materiais convencionais como a grafite. Para além disso, as novas baterias podem ser fabricadas com os mesmos equipamentos utilizados para fabricar as atuais.

O CEO da SolidEnergy Systems, Qichao Hu, diz que, com esta nova tecnologia, é possível fazer baterias com metade do tamanho e a mesma capacidade energética ou, do outro lado da moeda, fazer baterias do mesmo tamanho com o dobro da energia.

Estas baterias chegam primeiro aos drones, já em novembro, segundo a empresa. Devem depois ser aplicacas a smartphones e dispositivos wearable em 2017 e aos carros elétricos um ano mais tarde.

O mundo dos dispositivos móveis (e não só) pode estar prestes a ser revolucionado. Com baterias mais duradouras, mais potentes podem ser as aplicações, mais e melhores funcionalidades podem ser adicionadas. Resumindo, uma melhor experiência de utilização pode estar aí à porta.