A nova família iPhone 13 está disponível a partir de amanhã, embora as pré-reservas estejam abertas desde 17 de setembro. Os smartphones da Apple não são propriamente conhecidos por estarem entre as opções mais baratas do mercado, mas quanto tempo é que utilizadores em diferentes países precisariam de trabalhar para conseguirem comprar o modelo standard da nova linha?

Novos dados compilados pelo website Money SuperMarket dão agora a conhecer as diferenças que existem à volta do mundo. Para realizar o iPhone 13 Index, a plataforma andou a “saltar” entre diversas versões da loja online da Apple para averiguar quanto é custa que um modelo base iPhone 13, com uma configuração de memória interna de 128 GB.

Para calcular o número de horas de trabalho foi também necessário ter em conta o salário médio anual para cada um dos países em análise.

iPhone 13 Index
créditos: Money SuperMarket

Os dados revelam que nas Filipinas seria necessário trabalhar, em média, 775 horas para conseguir comprar um iPhone 13: o equivalente a 97 dias, ou mais de três meses. Neste país, o modelo em questão custa 1.025 dólares, mais 149 dólares do que nos Estados Unidos. Por contraste, alguém a viver na Suíça precisaria de 34 horas para comprar o mesmo smartphone.

Já no que toca a preços, a análise dá a conhecer que o Brasil é o país onde o iPhone 13 é mais caro. Neste país, onde é necessário trabalhar 690,5 horas (cerca de 86 dias) para comprar o smartphone, o modelo custa 1.449 dólares, mais 572 dólares do que dos Estados Unidos.

Por outro lado, o iPhone 13 custa 874 dólares em Hong Kong, sendo necessário trabalhar 62 horas, ou o equivalente a 7,7 dias de trabalho, para conseguir comprá-lo.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o iPhone 13

Portugal, onde a versão standard do iPhone 13 começa nos 929 euros, é também um dos países incluídos no iPhone 13 Index. Os dados indicam que, no nosso país, são precisas 195,1 horas de trabalho, ou pouco mais de oito dias, para comprar o smartphone.

Recorde-se que, a nível nacional, o modelo mais Mini da linha chega com um preço a começar nos 829 euros. Olhando para os modelos mais “apetrechados”, a versão Pro começa nos 1.179 euros e a versão Pro Max nos 1.279 euros. Os modelos têm quatro opções de armazenamento interno, começando nos 128 GB, 256, 512 e como novidade, 1 TB.

Clique nas imagens para recordar os modelos Pro da linha iPhone 13

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.