Nesta semana, a Apple revelou ao mundo a sua nova “joia da coroa”: a família iPhone 13. Além de mudanças no aspecto, o iPhone 13 chega com a promessa de um desempenho e de capacidades fotográficas melhoradas. Mas não é tudo: além do modelo Mini, há também espaço para duas versões mais "apetrechadas" vistas como as mais "Pro" de sempre.
Como já é habitual com qualquer lançamento da Apple, a antecipação é grande e, com as pré-reservas dos smartphones a começarem hoje a partir das 13h (hora de Lisboa), a empresa da maçã fechou a porta de parte da loja online para preparar tudo antes da entrada dos internautas.
Depois das arrumações, as secções outrora fechadas já estão abertas e prontas para receberem pré-reservas. No que toca a preços, o modelo mais Mini da linha chega com um preço a começar nos 829 euros. Já os preços da versão standard do iPhone 13 começam nos 929 euros. A Apple apresenta agora versões de armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB, confirmando o rumor de que a versão de 64 GB seria descontinuada.
Olhando para os modelos mais “apetrechados”, a versão Pro começa nos 1.179 euros e a versão Pro Max nos 1.279 euros. Os modelos têm quatro opções de armazenamento interno, começando nos 128 GB, 256, 512 e como novidade, 1 TB.
iPhone 13: Que novidades traz a nova “joia da coroa” da Apple?
Para dar uma proteção extra ao ecrã, o iPhone 13, que tem rosa e azul entre as cinco cores disponíveis, conta com novo vidro cerâmico, que lhe confere uma maior resistência ao pó e água. O novo smartphone tem um ecrã 28% mais brilhante baseado na tecnologia Retina Display. Tem um ecrã de 1200 nits, para o modelo base, e 800 nits, para o iPhone 13 Mini.
De acordo com a Apple, o interior do smartphone foi reorganizado para conter mais tecnologia e uma bateria maior. No seu interior dos equipamentos está o novo processador A15 Bionic de 5 nanometros, com seis núcleos. Dois núcleos são de performance, que promete ser 50% mais rápida. Já o GPU tem quatro núcleos, com a Apple a indicar que é 30% mais rápido que outros modelos.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o iPhone 13
O novo processador alimenta também o módulo de duas câmaras, com 12 MP cada, sendo uma delas uma ultra grande angular. No que diz respeito ao vídeo, a Apple mantém a mesma estratégia do ano passado, oferecendo ferramentas para criar vídeos com aspeto cinematográfico e dois modelos gravam a 4K e a 60 FPS.
Os modelos mantêm a conexão 5G, com a promessa de melhorias nas antenas e componentes associados para melhores velocidades, cobertura e duração de bateria. Quanto à autonomia dos equipamentos, a empresa salienta mais tempo de vida, com mais 2,5 horas de bateria em relação ao modelo anterior.
No que toca aos modelos Pro e Pro Max, a principal diferença que sobressai é o módulo com três câmaras na traseira. A Apple salienta as quatro cores, com finalizações de luxo e com cerâmicas metalizadas.
O painel frontal dos modelos Pro foi alterado, com um notch mais pequeno e com uma proteção que dá mais resistência ao ecrã. O display dos modelos Pro tem uma Super Retina XDR com 1000 nits e tecnologia ProMotion, capaz de "refrescar" dos 10 Hz até 120 Hz mediante o uso, para mais capacidade ou modo poupança de bateria.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre as versões Pro e Pro Max do iPhone 13
No interior há um processador A15 de 6 núcleos, um processador neural mais rápido com uma performance gráfica 50% maior que a concorrência, diz a marca.
As versões Pro e Pro Max têm uma câmara telefoto, uma ultra grande angular e uma nova angular: um conjunto que promete oferecer soluções para qualquer ambiente ou tipo de fotografia que os utilizadores desejam captar.
A bateria mantém o mesmo rácio de duração de vida, de 2,5 horas mais que os respetivos modelos anteriores. A Apple revelou ainda que deixou de lado os plásticos das embalagens. A tecnologia LiDAR continua a estar presente nos novos modelos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários