Costuma trazer o iPhone para cama? É sabido que ficar a fazer “scroll” infinito, sobretudo antes de adormecer, é uma prática que pode ter sérias repercussões na saúde, mas deixar o smartphone na cama, ou pior, por baixo da almofada, enquanto está a carregar é um hábito perigoso, como alerta a Apple.

No seu manual de utilização do iPhone, a gigante tecnológica explica que é importante manter o smartphone, assim como o cabo de carregamento, adaptador ou carregadores sem fios “numa área bem ventilada durante a utilização ou o carregamento”.

À medida que carrega, a temperatura do equipamento pode aumentar e, se não estiver numa zona bem ventilada, o risco de provocar um incêndio também aumenta.

A Apple detalha que tanto o iPhone como os seus adaptadores de corrente “cumprem os limites de temperatura das superfícies definidos pelas regulamentações aplicáveis de cada país e normas de segurança internacionais e regionais em vigor”.

Quais são as melhores práticas de utilização da bateria nos smartphones ou PCs portáteis?
Quais são as melhores práticas de utilização da bateria nos smartphones ou PCs portáteis?
Ver artigo

No entanto, a empresa avisa que “o contacto prolongado com superfícies quentes durante longos períodos pode causar desconforto ou lesões”.

É por esse motivo que deverá “evitar situações em que a sua pele entra em contacto com um dispositivo, o respetivo adaptador de corrente ou um carregador sem fios”, seja quando o iPhone está a funcionar ou ligado à corrente durante mais tempo.

“Por exemplo, não durma em cima de um dispositivo, adaptador de corrente ou carregador sem fios, nem o coloque debaixo de um cobertor ou almofada, quando está ligado a uma fonte de alimentação”, realça a Apple.

A empresa alerta também para os riscos que existem quando o carregamento é feito quando há humidade presente, ou quando se está a utilizar um cabo ou carregador danificado. Além do risco de incêndio, carregar o smartphone neste tipo de situações pode provocar choques elétricos, lesões aos utilizadores e danos ao iPhone e ao ambiente que o rodeia.

Deste modo, os utilizadores devem evitar “o contacto prolongado da pele com o cabo de carregamento e o conector quando o cabo de carregamento está ligado a uma fonte de alimentação”, uma vez que pode causar não desconforto, como também lesões. “Deve evitar dormir ou sentar‑se sobre o cabo de carregamento e o conector”, afirma a empresa da maçã.