Costuma trazer o iPhone para cama? É sabido que ficar a fazer “scroll” infinito, sobretudo antes de adormecer, é uma prática que pode ter sérias repercussões na saúde, mas deixar o smartphone na cama, ou pior, por baixo da almofada, enquanto está a carregar é um hábito perigoso, como alerta a Apple.
No seu manual de utilização do iPhone, a gigante tecnológica explica que é importante manter o smartphone, assim como o cabo de carregamento, adaptador ou carregadores sem fios “numa área bem ventilada durante a utilização ou o carregamento”.
À medida que carrega, a temperatura do equipamento pode aumentar e, se não estiver numa zona bem ventilada, o risco de provocar um incêndio também aumenta.
A Apple detalha que tanto o iPhone como os seus adaptadores de corrente “cumprem os limites de temperatura das superfícies definidos pelas regulamentações aplicáveis de cada país e normas de segurança internacionais e regionais em vigor”.
No entanto, a empresa avisa que “o contacto prolongado com superfícies quentes durante longos períodos pode causar desconforto ou lesões”.
É por esse motivo que deverá “evitar situações em que a sua pele entra em contacto com um dispositivo, o respetivo adaptador de corrente ou um carregador sem fios”, seja quando o iPhone está a funcionar ou ligado à corrente durante mais tempo.
“Por exemplo, não durma em cima de um dispositivo, adaptador de corrente ou carregador sem fios, nem o coloque debaixo de um cobertor ou almofada, quando está ligado a uma fonte de alimentação”, realça a Apple.
A empresa alerta também para os riscos que existem quando o carregamento é feito quando há humidade presente, ou quando se está a utilizar um cabo ou carregador danificado. Além do risco de incêndio, carregar o smartphone neste tipo de situações pode provocar choques elétricos, lesões aos utilizadores e danos ao iPhone e ao ambiente que o rodeia.
Deste modo, os utilizadores devem evitar “o contacto prolongado da pele com o cabo de carregamento e o conector quando o cabo de carregamento está ligado a uma fonte de alimentação”, uma vez que pode causar não desconforto, como também lesões. “Deve evitar dormir ou sentar‑se sobre o cabo de carregamento e o conector”, afirma a empresa da maçã.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários